Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Colunistas Compartilhar
Fabio Schardong

João Rodrigues anuncia secretários do novo governo

Chapecó terá 7 Secretarias e duas Fundações. Outras pastas foram transformadas em Diretorias. Prefeito eleito diz que pretende economizar R$ 15 milhões.

• Atualizado

Por

Foto: Leandro Schmidt.
Foto: Leandro Schmidt.

O prefeito eleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou nesta quinta-feira (10) os secretários do novo governo. Ele esteve acompanhado do seu vice, Itamar Agnoletto (PP), e confirmou a redução das atuais 13 para 7 secretarias.

Duas pastas foram transformadas em Fundações: a Cultura, que terá como diretora-presidente Roselaine Vinhas (PSD), que ficou suplente de vereadora e já foi secretária em governos passados; e o Esporte, com Rafael Foppa de presidente.

Foto: Leandro Schmidt.

Algumas Secretarias perdem o status e serão Diretorias. É o caso da Agricultura, que terá o técnico agrícola e presidente municipal do PP Jonas Bringhenti no comando; a Segurança e Trânsito estará sob direção do suplente de vereador Sargento Leuze (PSD); o empresário Nadir Cervelin, indicado pelo Centro Empresarial Chapecó, cuidará do Desenvolvimento Econômico; a Comunicação estará a cargo da suplente de vereadora Isabel Trier Machado (PSD) que trabalhou por anos na Aurora, acompanhada do jornalista Darci De Bona.

Uma Superintendência foi mantida, na Efapi, e outra criada, no Distrito de Marechal Bormann. A primeira será de responsabilidade do vereador reeleito Claimar de Conto (PP) e a nova na região Sul da cidade, ainda não tem nome definido.

OS SECRETÁRIOS

A grande novidade foi o anúncio do Coronel bombeiro militar Luiz Carlos Balsan como secretário de Saúde. Ele por muitos anos comandou o 6º Batalhão de Chapecó, desde os tempos de major. Balsan, por último, estava no comando da 3ª Regional e após 36 anos foi para a reserva.

O vereador reeleito Valmor Junior Scolari (PSD) será o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento e o também vereador reeleito Luiz Paulo Cararo (PSD) assumirá a Secretaria de Infraestrutura e Agricultura. Já a vereadora eleita Elisiani Sanches (PSD) será a Secretária de Assistência Social. Ela é assistente social e coordena o Programa Viver por décadas, já foi vereadora e trabalhou na área em outras administrações.

Na Secretaria da Fazenda, o titular será o contabilista Moacir Rohr, que atuou no setor público em Caxambu do Sul e foi contador do Fundo da Saúde de Chapecó por dois anos. Atualmente estava na iniciativa privada.

A professora Astrit Tozzo (PSD) volta para a Secretaria de Educação. A atual vereadora não concorreu a reeleição. E o advogado Thiago Etges será o Secretário de Governo. Etges já foi procurador-geral do município de Chapecó,  secretário de Coordenação de Governo e também da Fazenda.

Foto: Leandro Schmidt

REDUÇÃO DE GASTOS

João Rodrigues disse que deseja trabalhar com, no máximo, 130 comissionados. Hoje são 267 cargos. “Vamos enxugar a máquina pública e pretendemos economizar R$ 15 milhões com salários. Esse dinheiro será investido para melhorar a vida do cidadão”, declarou.

CONSELHO POLÍTICO

O novo prefeito anunciou ainda a criação de um Conselho Político de Governo, formado por representantes do poder público, do Observatório Social e da sociedade civil.

VEREADORES ASSUMEM

Com o chamado de quatro vereadores para Secretarias, suplentes da base governista assumirão cadeiras na Câmara Municipal. São eles: Joãozinho Siqueira (PP), Dino Dall Rosa (PSD), Luiz Agne (PSD) e Mauro Zandavalli (PSD).

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Não há nada oficial, mas é provável que o vereador reeleito João Marques Rosa seja o presidente do Legislativo Chapecoense. Dr. João, médico, é do PSL, mas declarou apoio e pediu voto para João Rodrigues na campanha eleitoral. 

AULAS


O prefeito eleito de Chapecó afirmou ainda que tem a intenção de retomar as aulas presenciais a partir de fevereiro, início do próximo ano letivo. Claro, para isso é preciso aguardar os protocolos de segurança e sanidade.


VACINA

Perguntado sobre a vacina do coronavírus, João Rodrigues achou positiva a movimentação da Fecam (Federação Catarinense de Municípios), que assinou protocolo com o Instituto Butantan. Declarou que também estuda outras soluções: “Já estou buscando alternativas…menos política, mais vacina”.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.