Coronavírus Compartilhar
Pandemia

Idosos acima de 90 anos começam a ser vacinados em Lages

A vacinação vai ocorrer na casa dos idosos; na sede da Vigilância Epidemiológica, com entrega de senhas, além do no formato drive-thru nesta quinta e sexta-feira

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto Ilustrativa. Coronavac. Foto: Marcos Porto, Prefeitura de Itajaí
Foto Ilustrativa. Coronavac. Foto: Marcos Porto, Prefeitura de Itajaí

No fim da tarde desta terça-feira (9), Lages recebeu um novo lote com 1.380 doses da Coronavac e, de acordo com a Secretaria de Saúde, 1.160 serão direcionadas para a imunização dos idosos com 90 anos ou mais, para a continuidade da imunização dos trabalhadores de saúde e demais grupos prioritários da primeira etapa. O restante do lote, 220 doses, contemplará os profissionais que atuam no Hemosc e Vigilância Epidemiológica.

A expectativa é imunizar os idosos dessa faixa etária até sexta-feira. “Em Lages temos elencados 786 idosos nessa faixa etária acima dos 90 anos. A quantidade de doses que recebemos será suficiente para completarmos a imunização desse público, já considerando uma margem de segurança”, explica o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.

A vacinação contra a Covid-19 nos idosos com 90 anos ou mais vai ocorrer das seguintes formas: na sede da Vigilância Epidemiológica, no Centro de Lages, das 7h às 19h, com entrega de senhas até às 18h15min. Outra modalidade será a vacinação a domicílio. Nesta quarta-feira (10) as equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) estarão indo até as casas dos idosos que já estão cadastrados no programa. “Teremos equipes nos períodos da manhã e da tarde percorrendo as casas e vacinando os idosos que já são assistidos pelo SAD”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.

Na quinta (11) e sexta-feira (12) a Secretaria da Saúde de Lages realizará a vacinação no formato drive-thru, entre às 9h e 21h, utilizando a estrutura de um dos pavilhões do Parque de Exposições Conta Dinheiro. Para serem imunizados, os idosos com 90 anos ou mais deverão apresentar documento original com foto e o Cartão SUS ou CPF.

Simultaneamente outras equipes de vacinadores estarão percorrendo as casas asilares, hospitais, Centro de Triagem da Covid-19, UPA 24 Horas e SAMU para aplicar a segunda dose da vacina nas pessoas que já receberam, semanas atrás, a primeira aplicação do imunizante.

O objetivo nesta nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, é imunizar, no mínimo, 90% da população acima de 90 anos de idade. “Nossa intenção é ampliar o quanto antes a vacinação aos demais grupos, mas para isso é preciso que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado nos encaminhem novos lotes. A partir daí, iniciaremos, por exemplo, as fases seguintes, até que tenhamos toda a população idosa acima de 60 anos, contemplada pela vacinação”, acrescenta o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×