Hospital São José de Joinville entrega área de oncologia revitalizada e abre leitos para Covid-19
O investimento total nas obras de melhoria foi de R$ 780 mil, com recursos do Hospital São José.
• Atualizado
A partir desta sexta-feira (11), o Hospital Municipal São José de Joinville (HMSJ) volta a operar a Unidade de internação do setor de oncologia que, juntamente com a Capela, foi totalmente reformado. Localizada na parte história do prédio, a área de aproximadamente 530 metros quadrados ganhou melhorias estruturais. O investimento total nas obras de melhoria foi de R$ 780 mil, com recursos do Hospital São José.
Além de novos equipamentos e mobiliários, incremento do preventivo de incêndio, com sinalização e mapas de rota de fuga, nova climatização, e pintura com ilustrações que tornaram o ambiente mais bonito e humanizado.
Os 25 leitos que já existiam anteriormente, passaram por adequações das normas sanitárias, receberam novos equipamentos de ar-condicionado e de televisão. Houve também a troca de camas e poltronas, os banheiros foram reformados e oferecem mais acessibilidade. Com a abertura desta ala, os leitos de enfermaria que antes eram ocupados provisoriamente pelos pacientes de oncologia, durante a obra, serão liberados para atendimento em outras demandas, entre elas a Covid-19. Com isso, 21 leitos ficam à disposição para esse atendimento, conforme a necessidade.
As obras de melhorias também aconteceram nas salas de assistência do setor, incluindo rouparia, depósito de materiais e limpeza, sala de utilidades. Como também no guarda de equipamentos, vestiário de funcionários, copa, posto de enfermagem, sala de serviços e prescrição médica. Na área de circulação, a escada de madeira do acesso principal, que preserva as características históricas, foi revitalizada, assim como os elevadores passaram por manutenção preventiva e substituição de peças.
Área do Hospital revitalizada
Já na Capela, foi instalado novo sistema de climatização, houve troca do mobiliário e pintura com imagens de natureza. As ilustrações coloridas, aliás, estão presentes em toda a área revitalizada. Dessa forma, proporcionando aos profissionais e pacientes do Hospital São José um ambiente mais positivo, humanizado e acolhedor.
De acordo com o diretor Executivo do hospital, Fabrício da Rosa, a reabertura da Unidade de internação de oncologia vai garantir mais qualidade ao atendimento dos pacientes.E ainda, melhores condições de trabalho aos profissionais. Além disso, o remanejamento dos usuários vai ampliar o número de leitos da enfermaria que poderão ajudar no atendimento aos casos de Covid-19.
“Vamos oferecer um ambiente mais humanizado para os pacientes da oncologia e tornar mais leve a permanência deles no hospital. O espaço revitalizado, ampliado e com novos equipamentos, também facilita o trabalho dos servidores junto a esses pacientes. E vamos ajudar o município ampliando o número de leitos que poderão ser destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19”, avalia Fabrício da Rosa.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO