Coronavírus Compartilhar
Alerta

Hospitais do Sul do Estado estão com leitos de UTI para Covid lotados

O Coordenador da Unimed informou que a perspectiva é que nos próximos 10 a 15 dias haja a lotação máxima.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Jonathan Batista/Divulgação
Foto: Jonathan Batista/Divulgação

Os hospitais do Sul do Estado estão com capacidade quase esgotada em relação aos leitos de UTI para Covid-19. De acordo com o Dr. Leandro Nunes, coordenador Unimed de Criciúma, o fechamento de locais públicos, comércio e escolas foi positivo quando houve a primeira onda em junho, julho e agosto. Essa restrição segurou o sistema para fosse possível se preparar, mesmo assim o número pacientes em UTI chegou a 18, e internados 45. Pode parecer um número pequeno, mas é importante lembrar que o porte de hospitais como Unimed, São José, São João se sustentam com UTI de nove leitos, então quando se trata de até 20 pacientes, seria necessário uma segundo ou terceira UTI.

A primeira onda conseguiu ser suportada pelo sistema de saúde, mas segundo Dr Leandro, atualmente estamos muito perto daquele momento novamente. Hoje 14 pacientes estão em UTI e 35 internados em enfermaria, na ultima segunda-feira (16), foram 260 atendimentos à pessoas com suspeita de Covid-19. O laboratório da Unimed já avalia que esta é a maior semana de constatação de casos positivos desde de 16 de março. “A doença se espalhou de forma generalizada”, afirma o médico.

O Coordenador da Unimed informou que a perspectiva é que nos próximos 10 a 15 dias haja a lotação máxima de todos os hospitais do sistema Unimed, e provavelmente incluindo o sistema único.

Nunes adverte que esses números não significam que os hospitais não estejam preparados, pois há capacidade de atendimento a medida que vai lotando é dimuido os procedimentos eletivos. Ainda estão disponíveis 100 leitos em todo o sistema, para atender os pacientes.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.