Educação Compartilhar
Plano Nacional

Governo anuncia que Criciúma terá escola cívico-militar

Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa, além disso, a escola terá recursos para investimentos como formação de profissionais e compra de uniformes

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação, Governo do Estado
Foto: Divulgação, Governo do Estado

Com 552 alunos, a EEB Joaquim Ramos será a primeira escola de Criciúma a aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (5), pelo Governo do Estado de Santa Catarina, durante a posse do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro como novo Secretário de Educação.

Na unidade irão atuar profissionais militares do Ministério da Defesa e a escola terá recursos do Governo do Estado para investimentos na formação dos profissionais, na compra do uniforme e todas as adequações necessárias na estrutura da unidade.

“A modalidade é uma parceria com o Governo Federal e é muito bem-vinda em Santa Catarina. Ela vem para qualificar ainda mais os espaços públicos voltados à educação. Representa uma grande ferramenta de transformação”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Segundo o Governo do Estado, o compromisso da escola cívico-militar é atingir a gestão de excelência nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa. “Criciúma ganha com esse processo em virtude de ter um batalhão da Polícia Militar muito bem preparado e que pode auxiliar para fazer esse sistema híbrido de gestão. Essa concepção tem dado certo no mundo inteiro e será muito importante para o município”, acrescentou o novo secretário Luiz Fernando Vampiro.

Durante a cerimônia, o governador assinou ainda um termo de cooperação técnica para viabilizar o suporte de militares do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP) de Santa Catarina no apoio à gestão de três escolas cívico-militares. São elas: EEB Professora Irene Stonoga, de Chapecó, EEB Cel. Pedro Chrisano Feddersen, de Blumenau e EEB Professor Jaldyr Bhering Fausno da Silva, de São Miguel do Oeste. Essas unidades ainda contam recursos do Governo Federal para investimento no espaço físico e no trabalho pedagógico.

Posse

O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro foi empossado pelo governador Carlos Moisés em cerimônia na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. O chefe do Executivo estadual destacou que o novo secretário chega ao Governo com experiência administrativa e com as qualidades necessárias para o cargo.

O novo secretário reforçou que vai dar continuidade ao trabalho técnico e didático construído por Natalino Uggioni, que ficou à frente da pasta por 25 meses. Além disso, irá aperfeiçoar ainda mais a educação em alguns quesitos importantes, como a estrutura das escolas. E, diante da pandemia, ele ressalta a atenção aos cuidados e protocolos de segurança.

O chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a primeira-dama do Estado, Kesia Martins da Silva, e familiares do novo secretário estiveram presentes na posse.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.