Florianópolis terá Museu Fármaco no Hospital de Caridade
A entrega da finalização da primeira etapa da obra de restauro do local vai ocorrer nesta terça-feira (25)
• Atualizado
Um trabalho de reforma e revitalização está sendo feito no Casarão que compõe o conjunto arquitetônico do Imperial Hospital de Caridade. No espaço, que é sede da Fundação Senhor dos Passos, será instalado o primeiro Museu Fármaco Hospitalar de Florianópolis.
O museu será formado por um acervo com aproximadamente 2.150 objetos e documentos que apresentam a evolução de ferramentas e métodos aplicados no Hospital de Caridade. Entre os itens estão maquinários do século XIX, como misturador para pomadas, utensílios cirúrgicos, potes em cerâmica e vidro onde eram guardadas as ervas e compostos químicos para a fabricação de remédios. Neste mesmo lugar estão guardadas camas antigas e uma banheira de mármore doada para o hospital por Tereza Cristina, mãe da Princesa Isabel.
O Museu Fármaco terá auditório, além de espaço para reuniões e palestras que poderá ser utilizado por profissionais da saúde e também receberá a visitação de estudantes de medicina, farmácia e áreas afins.
O edifício construído em 1854 foi tombado como patrimônio histórico por meio do decreto municipal nº 270, de 1986, de Florianópolis. A entrega da finalização da primeira etapa da obra de restauro do Casarão vai ocorrer nesta terça-feira (25), às 10h30. A data de inauguração do Museu Fármaco Hospitalar de Florianópolis ainda não foi definida.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO