Coronavírus Compartilhar
Florianópolis contra a Covid

Florianópolis é protagonista na luta pela vacinação em massa

Liderado pelo prefeito de Florianópólis, Gean Loureiro, o consórcio Conectar deve comprar neste mês 30 milhões de doses da vacina Sputnik V

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PMF | Divulgação
Foto: PMF | Divulgação

Ainda neste mês, 30 milhões de doses da vacina Sputnik V devem ser compradas pelo Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar, liderado pelo prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. A expectativa é de que o primeiro lote, com 5 milhões de doses, chegue ao Brasil entre maio e junho. As outras 25 milhões de doses chegarão no país até dezembro.

“O propósito agora é fortalecer o Plano Nacional de Imunização. Trazer mais doses para a distribuição no Brasil e encurtar tempo para imunização de novos grupos prioritários”, disse Gean Loureiro.

Para garantir as ações e negociações, o Conectar conta com o apoio do Ministério da Saúde. O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz afirmou que já estão estudando uma regulamentação para a Lei 12.124, e adiantou que acredita que não acontecerá nenhuma “punição” por parte do Ministério no âmbito do Plano Nacional de Imunização (PNI).  De acordo com Cruz, o principal desafio do Ministério da Saúde é a antecipação das doses no primeiro semestre deste ano.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!


O presidente do Consórcio e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE, ressaltou que são as cidades que sofrem o maior impacto da doença. 

“A cada dia que passa, sentimos os problemas econômicos nos nossos municípios. Nós precisamos de vacina, vacina é fundamental para que a gente possa de maneira rápida, eficaz e eficiente imunizar nossas cidadãs e cidadãos”, falou.

15 milhões de doses à Sinopharm Biotech

Além das 30 milhões de doses da vacina Sputnik V, o prefeito de Florianópolis e presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), Gean Loureiro, também oficializou ainda em março, a intenção de compra de 15 milhões de doses da vacina Sinovac da farmacêutica chinesa Sinopharm Biotech. Com isso, o Conectar entra na fila de negociação direta para a compra. A embaixada chinesa no Brasil também foi contatada para auxiliar na interlocução, através do Embaixador Yang Wanming.

“Somos mais de 150 milhões de pessoas representadas e com um objetivo em comum: acelerar a vacinação no Brasil. E mais do que isso: buscar compras coletivas de medicamentos, barateando preços, e discutir o pós pandemia: as sequelas que virão para a saúde pública. O tamanho deste consórcio é enorme, igualmente nossa responsabilidade e seriedade no trato deste tema. Sem vender ilusões,sem criar falsas expectativas, com foco em apoiar as cidades em cada canto do Brasil, que é onde as pessoas são vacinadas e cuidadas”, disse Gean.

O Conectar

O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, que conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi idealizado após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 23 de fevereiro, de 2021, autorizando a aquisição de imunizantes contra Covid-19, por estados e municípios. Na sequência, o Congresso Nacional também aprovou legislação no mesmo sentido.

Assim sendo, a constituição do consórcio público para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos de saúde está fundamentada na Lei nº. 11.107/2005. 

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi eleito o presidente do Conectar no dia 29 de março, de maneira virtual e com chapa única. Junto com o prefeito da capital catarinense, outros 17 prefeitos compõem a diretoria da autarquia que tem a missão de auxiliar municípios na vacinação, compra de medicamentos e estratégias de saúde pós-covid. Ao todo, 2,6 mil municípios brasileiros estão envolvidos no consórcio, sendo 25 capitais.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×