Bem-Viver Compartilhar
Aleitamento

Florianópolis disponibiliza fórmulas de leite especiais pelo Sistema Único de Saúde

Somente de janeiro a junho deste ano mais de 21 mil latas de leite foram ofertadas pelo Programa.

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Secretaria de Saúde de Florianópolis oferece fórmulas de leite especiais pelo Sistema Único de Saúde. As fórmulas especiais atendem crianças com e sem alergia ao leite de vaca e seus componentes, além de outras recomendações médicas. Somente de janeiro a junho deste ano, 620 crianças foram atendidas pelo Programa. Neste período 21.516 latas de fórmulas foram entregues.

O aleitamento materno sempre é priorizado, porém na impossibilidade da amamentação exclusiva a complementação ou substituição é indicada desde que seguindo os critérios do protocolo municipal para este serviço.

Ao consultar com uma médica, os responsáveis por Augusto, de 10 meses, descobriram que seria preciso complementar sua alimentação com uma fórmula especial, que poderia ser ofertada pelo Centro de Saúde do bairro.

Augusto e sua mãe. Foto: Prefeitura de Florianópolis / Divulgação.

“Há três meses uma médica indicou a fórmula e como ela é de alto custo descobrimos que a própria Prefeitura fornecia. Levamos laudo médico no Centro de Saúde aqui do João Paulo, fizemos uma consulta online com uma nutróloga que além da fórmula deu algumas outras dicas para alimentação do Augusto, em menos de uma semana do laudo já conseguimos ter acesso às latas”, comenta Luisa Guenther de 36 anos, mãe do Augusto.

A história de Augusto, que conseguiu ganhar peso após a complementação, soma-se com a das outras crianças atendidas pelo Município. Mesmo em meio à pandemia, o Programa de Fórmula Infantil não teve interrupções. As consultas passaram a ser em sua maioria online, e com acompanhamento pela equipe de Saúde pelo WhatsApp, sempre que necessário.

Para acessar as fórmulas infantis é necessário entrar em contato com a equipe de Saúde, que fará o encaminhamento. Os contatos dos centros de Saúde estão disponíveis no link: https://sus.floripa.br/contatoscs/. Todo protocolo referente ao programa pode ser acessado por meio do link: http://bit.ly/saudedacriancapmf , na parte final da página em “arquivos para download”.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×