Maria Ester

Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.


Colunistas Compartilhar
Maria Ester

Feriado em casa: uma oportunidade para organizar

Hoje tem passo a passo para deixar a sua geladeira linda e cheirosa

• Atualizado

Por

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Em tempos de coronavírus em que viajar nem sempre é a melhor opção, cuidar da casa pode ser uma ótima pedida – eu, pelo menos, adoro! Eu vou compartilhar com vocês um material que me ajudou na organização da minha geladeira nesse fim de semana. São dicas simples, mas que fazem toda a diferença – vai por mim. Pequenos ajustes podem facilitar na hora de pegar um alimento, deixam ela mais cheirosa e prática. Quem me enviou esse passo a passo é uma pessoa que manja desse assunto: Rafa Oliveira, do blog @organizesemfrescuras.

Abre a sua geladeira e bora começar!

1 – A primeira coisa é retirar tudo que estiver sobrando (comida velha, recipientes que estão praticamente vazios…)

2 – Aproveite essa “limpa;’ para checar a validade de todos os alimentos

3 – Organize os alimentos abertos, descascados, já preparados em potinhos. Não deixe nada sem tampa.

4 – Na prateleira superior deve ficar tudo para o café da manhã (queijos, manteiga, requeijão, geleia, suco). Se preferir pode colocar tudo em uma bandeja porque facilita na hora de servir. Essa primeira parte, mais alta, é o espaço mais refrigerado da geladeira.

5 – Logo abaixo, na segunda prateleira podem ficar as sobremesas: pudim, gelatina, mousse.

6 – Reserve as próximas repartições para os alimentos abertos, legumes cozidos, frutas, sobras em geral. Sempre que possível, dê preferência aos recipientes de vidro e cubra com papel filme.

7- Lá embaixo, na última prateleira, você pode colocar as garrafas de refrigerante. Deixe a porta da geladeira para bebidas mais leves como jarra de água, sucos, conservas.

8 – Os legumes frescos, as verduras devem ser colocadas na gaveta de baixo. Naquela gavetinha lá em cima vocês podem deixar os frios.

E olha só que dica legal (eu não fazia ideia disso!)

Os ovos não devem ser colocados na porta da geladeira, porque pelo fato de abrirmos e fecharmos muitas vezes ao dia, a mudança de temperatura faz com que eles estraguem mais rápido. O certo é deixá-los na embalagem original e bem longe da porta ( talvez alí na segunda prateleira)

Tem mais:

Nunca guarde as latas abertas com alimentos na geladeira. Pode ser perigoso para a saúde! Transfira o que sobrou para outro recipiente (de vidro ou plástico)

Importante

Cuidado para não colocar muita coisa e sobrecarregar o seu refrigerador. O ar precisa de espaço para circular e manter os alimentos na temperatura correta.

Geladeira cheirosa

A dica para acabar com o cheiro desagradável, é limpá-la com água e bicarbonato de sódio. Você ainda pode colocar, na porta do refrigerador, um recipiente com um pouco de baunilha ou algumas folhinhas de louro. É infalível!

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.