Coronavírus Compartilhar
Pequenas empresas e autônomos

Fecam sugere medidas para socorrer setores mais atingidos pela pandemia em SC

As propostas incluem programas de crédito, equalização de taxa de juros, pagamento de principal e pagamento de juros

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Reprodução | Fecam
Foto: Reprodução | Fecam

Após instalar a Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico na manhã desta quarta-feira (17), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) apresentou soluções de combate aos efeitos, na população, da redução da atividade econômica provocada pela pandemia. As propostas elaboradas pelos integrantes da Câmara – Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico das oito macrorregiões do Estado – foram reunidas num programa denominado Supera SC e buscam auxiliar principalmente as pequenas empresas e trabalhadores autônomos. Eles foram os mais impactados desde o início das medidas restritivas estabelecidas para conter a disseminação da Covid-19.

A partir da identificação desses setores mais vulneráveis e que necessitam de ajuda financeira, o Supera SC está propondo ao Governo do Estado várias medidas, como programas de crédito, equalização de taxa de juros, pagamento de principal e pagamento de juros. Os recursos seriam provenientes do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Catarinense – FADESC, do Fundo Pró-Emprego e ainda do superávit orçamentário registrado pelo Estado em 2020.

“Sabemos que Santa Catarina tem um índice geral de desemprego baixo, mas alguns setores têm sido muito afetados desde o início da pandemia. Nós não podemos esperar, queremos contribuir de alguma forma para amenizar os impactos e a dor desses setores”, afirmou o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari).

Reunião Fecam

A reunião de instalação da Câmara contou com participação do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC, Luciano Buligon, da Deputada Paulinha (PDT) representando a ALESC, de integrantes da Fanpesc, FCDL, FIESC, BRDE, Sebrae, Fecomércio, Facisc, MPSC entre outras entidades.

Buligon considerou importantes as propostas apresentadas pela FECAM. “Nós precisamos unir esforços. Vejo com bons olhos essa iniciativa para agilizar e fomentar o desenvolvimento econômico em cada um dos municípios. Iniciativas como essa encontrarão eco”, comentou o Secretário.

Agora as propostas da Câmara serão avaliadas pelo Governo do Estado. A ALESC também poderá apresentar projetos de lei para garantir a efetividade das medidas emergenciais e o auxílio aos setores que mais necessitam. “Não vamos superar a crise se não houver um planejamento competente”, declarou a Deputada Paulinha.

“Vamos discutir, avaliar e propor medidas para amenizar os efeitos gerados pela pandemia às pequenas e microempresas, bem como aos que atuam no mercado informal”, disse o Assessor da Presidência e Coordenador das Câmaras Técnicas da FECAM, Rodrigo Fachini.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.