Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Ana Paula Dahlke

[email protected]
Jornalista e editora-chefe do Economia SC.
Colunistas compartilhar compartilhar

Exposição em Blumenau comemora 200 anos de Fritz Müller

O Projeto idealizado por Luiz Bernardes é perfeito para este momento tão emblemático que estamos vivendo.

Data de Publicação: 14/04/2021 16:31
Foto: Castelo Engenharia / Divulgação.

Em comemoração aos 200 anos de Fritz Müller, uma visitação pública em Galeria de Céu Aberto será realizada a partir do dia 20 de abril de 2021, na Alameda Rio Branco, número 476, em Blumenau, no Vale do Itajaí. O Projeto idealizado por Luiz Bernardes é perfeito para este momento tão emblemático que estamos vivendo, afinal, nunca se falou tanto de ciência quanto nos dias atuais.

Ciência em latim “scientia” quer dizer conhecimento, saber, arte, habilidade. Ciência, portanto, é o corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos formulados metódica e racionalmente. Assim, esta exposição-intervenção, é um convite democrático, sem exclusões. Um convite atemporal, que une o passado o presente, e nos faz refletir sobre o futuro.

Fritz Müller, o “príncipe dos observadores”, assim batizado por Charles Darwin, comemora 200 anos em 2022, iniciando já as festividades. Nascido na Alemanha, chegou ao Brasil em 1852, com 30 anos, já Dr. em filosofia e concluso do Curso de Medicina.

Em 1861, Fritz Müller teve acesso ao livro de Charles Darwin, “A origem das espécies”, e decidiu aplicar a teoria aos estudos sobre crustáceos. Efetuava coletas principalmente na Praia de Fora, hoje aterrada pela Av. Beira Mar Norte.

Em 1867, voltando ao Vale do Itajaí, Blumenau, Fritz viveu na dupla condição de colono e cientista e se dedicou a estudos sobre o Rio Itajaí-açu sua vegetação e em especial as orquídeas e bromélias, sua grande paixão. Também foi convidado pelo Diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro a ocupar o cargo de Naturalista Viajante, que exerceu por 15 anos. Apesar de exigirem que ele se mudasse para o Rio de Janeiro, Fritz optou para sempre ficar em Santa Catarina.

Eleito Membro Honorário da Entomological Society de Londres. Chegou a exercer os cargos de Juiz de Paz e de Superintendente de Blumenau. Apesar de todas as dificuldades, Fritz Müller sempre priorizou a educação e, por isso, criou uma cartilha, tratando da flora e fauna Catarinenses em verso e prosa, e ilustrada com seus próprios desenhos. Desde tenra idade, suas filhas o acompanhavam nas primeiras pesquisas e observações, tal como, Fritz, seus irmãos e primos acompanhavam seus pais e avós na Alemanha. Em carta falou a seu irmão Hermann “Nós, irmãos, herdamos de nosso pai o amor pela natureza viva“ inclusive construíram um herbário para o cultivo e observações de plantas.

O projeto será constituído de grandes painéis, sendo expostos em tapumes de construtoras, muros de empresas ou em lugares públicos com paredões disponíveis. Apresentando de forma impressa a história deste cientista, formação na Alemanha e sua vinda para o Brasil, Santa Catarina; suas contribuições para a ciência mundial, com detalhes da nossa fauna e flora. Uma verdadeira Galeria de arte, cultura e educação em céu aberto, que poderá ser vista ao vivo e a cores, inclusive podendo ser usada como material didático, de pesquisa e estudo.

Uma biografia detalhada de Fritz Müller fora das telas do computador, em tempo real e disponível a toda a comunidade.

Esta extensa pesquisa feita pelo artista Luiz Bernardes nos últimos meses, tem a colaboração especial da Professora Sueli Petry, administradora e historiadora do Arquivo Histórico Ferreira da Silva de Blumenau, bem como, o depoimento de escritores, amantes e admiradores da história deste grande personagem.

“Assim como o corpo respira livremente, o espírito também deve pensar livremente. Sem liberdade não há verdade nem virtudes… tomei a firme decisão de tudo sacrificar pela verdade e pela liberdade”, Fritz Muller.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
2 Comentários
O mais novo
Mais velho Mais votado
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Mariliz

Em tempos de pandemia é uma ótima e segura opção de lazer . Parabéns Luiz Bernardes e àtodos os envolvidos .

Rafaela Hering Bell

Gratidão Ana, SCC10 este projeto poético, lúdico, democrático sem exclusões! Uma viagemnpwlo nosso passado para projetar um novo presente, um novo futuro. Afinal, como disse o poeta Lindolf Bell, ” O ser humano não é ilha, mas partilha.”

Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.