Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Colunistas Compartilhar
Cibelly Favero

Eu sou a chefe! Você sabe quantas mulheres podem dizer isso?

Este título vem com um tom de poder, que cabe muito bem, mas na maioria dos casos, as mulheres estão é batalhando mesmo.

• Atualizado

Por

No Brasil já são 9,3 milhões de mulheres comandando as suas empresas, segundo o Sebrae. E 45% delas são também chefes de família, tendo a principal renda da casa.

E mais do que grandes motores da economia, as lideranças femininas têm ainda grande potencial de transformar empresas e oxigenar o mercado.

Isso que muitas das empreendedoras, pra não dizer a maioria, têm que conciliar a vida profissional com o cuidado dos filhos, casa, estudos, trabalhos extras e ainda assim o resultado é esse: sensibilidade na hora de comandar, diferentes pontos de vista na tomada de decisões, inovação na oferta de produtos ou serviços e ainda a força única que tem uma mulher.

Ainda assim, com tantas qualidades, falta muito espaço e sobram desafios na vida profissional do público feminino.

Só pra vocês terem uma ideia, quando comparadas aos homens que empreendem, elas tem 16% a mais de escolaridade, mas faturam 22% a menos do que eles.
Este é um dos dados do Monitor de Empreendedorismo Global, mas a lista de discrepâncias é enorme.

Eu pensei em escrever sobre isso porque neste dia, 19 de novembro, o mundo comemora o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Uma data criada pela ONU.

E “comemoração” não é bem o dia a dia de uma mulher empreendedora. Mas vale comemorar cada conquista!

A verdade é que este título vem com um tom de poder, que cabe muito bem, mas na maioria dos casos, as mulheres estão é batalhando mesmo.

Enfrentando e enfrentando desafios, muitas vezes por não ter escolha… Muitas ralam o dia inteiro nos seus negócios pra ter a alimentação da sua família garantida.

Outras já tem o privilégio de empreender pra crescer, pra realizar sonhos.

Independente do caso. As mulheres são merecedoras, não só deste “dia do empreendedorismo feminino”, mas principalmente de apoio, de oportunidade, de espaço e de valorização!

Você pode fazer isso incentivando as mulheres que estão ao seu redor! Se tem empresa, pode incentivar o mercado contratando mulheres e dando oportunidade de que ocupem cargos de chefia – com salários equivalentes às funções.

Pode contribuir dando voz a elas, a nós!

E depois disso aguarda pela transformação que o poder feminino vai fazer na sua volta e na sua empresa.

Pra encerrar, se você é mulher e está empreendendo ou quer empreender vou deixar o link do Sebrae Delas. Pra você ter apoio para iniciar a sua empresa, capacitação e acompanhamento. De graça. Acesse aqui!

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×