Sábado, 08 de maio de 2021.
publicidade
Especiais compartilhar compartilhar

Estimulação aquática ajuda a diminuir a ansiedade durante a pandemia de crianças com autismo

Prefeitura de Florianópolis oferece aula gratuita para crianças com autismo. Em tempos de pandemia, atividade diminui o estresse das crianças.


De Rafaella Moraes
Data de Publicação: 17/03/2021 09:32
e atualizado em: 17/03/2021 12:59
Foto: Leonardo Sousa / PMF / Divulgação.

Para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atividades físicas são fundamentais, principalmente em tempos de pandemia, em que a rotina pode vir a ficar um pouco mais desregulada.

A estimulação aquática é uma das atividades que ajuda as crianças com TEA a diminuir o estresse, a tensão, os medos e a ansiedade. Permite melhorar a estimulação sensorial, incentiva o controle e o planejamento motor e, consequentemente, o desenvolvimento do tônus muscular. Além de todos esses benefícios, a natação auxilia de forma positiva no ciclo do sono.

Laryssa Smith, moradora de Florianópolis, é mãe do Pedro, de 7 anos. O filho, que é autista, precisou começar a terapia aquática e, como ainda não havia nenhuma alternativa pública, o colocou na rede particular.

“Como não é uma terapia acessível para todos, por ter um custo elevado, decidi buscar apoio da Prefeitura de Florianópolis e de voluntários para atender quem precisa”, conta Laryssa, criadora do Projeto Estimular.

Larissa e Pedro: Foto: Arquivo Pessoal.

E foi assim que começou uma grande parceria entre o Projeto Estimular da Laryssa e a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Agora, aulas gratuitas de estimulação aquática são oferecidas para crianças entre 6 a 14 anos com TEA na piscina pública da Passarela Nego Quirido.  

O Projeto, que é pioneiro no Estado, tem aula duas vezes por semana, toda terça e quinta-feira, das 13h às 15h, com quatro turmas de cinco alunos e professores especializados. Familiares ou responsáveis das crianças também participam. 

“As crianças estão amando! A água é fantástica e conseguimos um aproveitamento de 100% do início ao fim, pois as crianças aprendem em um ambiente prazeroso para elas”, explica Laryssa.

Piscina Pública da Passarela Nego Quirido

Aula de estimulação aquática para crianças com Autismo
Foto: Leonardo Sousa / PMF / Divulgação.

Depois de 10 anos abandonada, em 2019 a Piscina Pública passou por uma reforma e foi  inaugurada com a proposta de servir como área de lazer para crianças e jovens de comunidades. A nova estrutura conta ainda com cobertura metálica, isolamento térmico e acústico, revestimento com Blindex nas laterais e quatro bombas de climatização para o aquecimento da água que permite a utilização da piscina em diversos períodos do ano, com muito mais conforto.

“O avanço social que conseguimos com a revitalização da piscina pública é inimaginável. Sem dúvida essa integração entre crianças e jovens de diversos bairros é o melhor caminho para um futuro digno”, ressalta o secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ed Pereira.

O autismo: 

Foto: Foto: Leonardo Sousa / PMF / Divulgação.

Um transtorno do desenvolvimento neurológico, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Esses sintomas e a gravidade de sua apresentação são variáveis. Não há cura, ainda que a intervenção precoce possa alterar suavizar os sintomas, ainda segundo a SBP. 

“O autismo não é tão assustador quanto falam nos livros e não é um obstáculo insuperável”, diz Laryssa, que mostra diariamente a sua rotina “real e atípica”, como ela mesmo descreve, com o filho Pedro, nas redes sociais.


Leia também:


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.