Sábado, 17 de abril de 2021.

Maria Ester

[email protected]
Jornalista, apresentadora do SBT Meio-dia e especialista em Gestão de Comunicação.
Colunistas compartilhar compartilhar

É preciso dar atenção ao órgão que é responsável por 80% da defesa do nosso corpo

Se nosso intestino não vai bem, nossa imunidade diminui.

Data de Publicação: 06/04/2021 17:29
e atualizado em: 06/04/2021 17:30
Foto: Freepik.

Nunca se falou tanto em imunidade, né? A importância de estar com o organismo fortalecido na hora de lutar contra uma infecção ficou ainda mais em evidência agora durante a pandemia. O que muita gente não sabe é que nosso intestino é responsável por 80% da imunidade, como explica Juliana Viegas, bióloga, geneticista e nutricionista.

“É nele que são degradados os alimentos absorvendo todos os nutrientes, nutrindo nosso organismo. Além desta função de absorção de nutrientes, atua protegendo nosso corpo contra vírus e antígenos. Responsável por isso são as bactérias, seres vivos residentes no organismo com número maior que nossas células. Temos trilhões desses seres no nosso intestino. São conhecidos como flora intestinal e formam uma barreira de proteção contra patogenia, além de auxiliar na síntese de neurotransmissores como a serotonina, neurotransmissor da felicidade”.

Se nosso intestino não vai bem, nossa imunidade diminui. Aí entra a necessidade de darmos atenção ao que ingerimos, lembra a doutora. “Aqueles alimentos sem agrotóxicos, chamados de alimentos limpos, verduras, as farinhas integrais, fazem com que o órgão funcione de uma maneira benéfica para a nossa saúde”. E o que causa o desequilíbrio intestinal? “Excesso de antibióticos, anticoncepcionais, alimentação inadequada, estresse”, acrescenta.

É importante lembrar que quando intestino não está funcionando bem, os nutrientes não são absorvidos. “Hoje se fala muito em suplementação com vitamina D, zinco, magnésio, para aumentar a imunidade na luta contra o coronavírus. Mas para isso acontecer, o intestino deve estar em equilíbrio. Caso contrário, esses nutrientes não serão absorvidos”, explica Viegas.

Esse assunto que eu trouxe nesta terça-feira (06) para vocês faz parte do projeto MULTI+Saúde, para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. A ação gratuita visa apresentar uma série de conteúdos com temas relacionados ao bem-estar, autocuidado e é claro, com a saúde.

Os vídeos podem ser assistidos nas redes sociais oficiais do open shopping, na página do Facebook (www.facebook.com/multiopenshoppingoffices), no Instagram @multiopenshopping e também no canal do YouTube do MULTI (https://bit.ly/39xeYIg). A programação foi desenvolvida para motivar, sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância de manter a saúde em dia e ter assim, uma melhor qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.