Coronavírus Compartilhar
Tristeza

Duas servidoras públicas de Blumenau morrem vítimas da Covid-19

Servidoras tinham 41 e 57 anos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Olga Aparecida Krause Kopak (esquerda) e Nádia Regina Zen Angelli, (direita). Foto: Reprodução Redes Sociais
Olga Aparecida Krause Kopak (esquerda) e Nádia Regina Zen Angelli, (direita). Foto: Reprodução Redes Sociais

Duas servidoras públicas não resistiram às complicações da Covid-19 e faleceram nesta segunda-feira (5).

Olga Aparecida Krause Kopak, do CEI Profa Elzira Hornburg, 41 anos, estava internada desde o dia 5 de março em uma Unidade de Terapia Intensiva e morreu nesta segunda.

Nádia Regina Zen Angelli, 57 anos, servidora aposentada, estava internada desde a quarta-feira, 31 de março. Nádia não resistiu as complicações da doença falecendo também nesta manhã.

“O poder público se solidariza com as famílias enlutadas e lamenta profundamente a perda das duas profissionais que atuavam em prol da comunidade blumenauense”, lamentou a Prefeitura de Blumenau.

Blumenau: Casos positivos na educação

Nesta segunda (5), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), atualizou os números de professores, colaboradores e alunos com resultado positivo para Covid-19 nos educandários. Entre o dia 29 de março e 2 de abril, 28 instituições de ensino foram atendidos. Neste período, 10 professores, 16 colaboradores e 10 alunos tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus. Os dados incluem profissionais e estudantes da rede pública municipal e estadual, além da rede privada de ensino.

Dos 36 mil alunos da rede municipal, apenas sete estudantes tiveram diagnóstico positivo para o vírus – equivalente a 0,02%. Já entre os mais de 3,3 mil professores efetivos e ACT´s da rede municipal de ensino, apenas 10 tiveram diagnóstico positivo – o que representa 0,30%.

De acordo com o Plano de Contingência Municipal para Educação (PlanCon), o diretor de cada educandário é responsável por comunicar os pais dos alunos das turmas onde foi diagnosticado o caso positivo de Covid-19 – havendo quebra de barreira.

O que é quebra de barreira?

A quebra de barreira, segundo o Ministério da Saúde (MS), define que pessoas sem sintomas que tiveram contato próximo, ou seja, contato físico direto (ex.: apertando as mãos) ou estiveram a menos de 1,5m de distância por um período mínimo de 15 minutos sem utilização de máscara com o alguém que teve resultado positivo para Covid-19. Estas pessoas devem ser afastadas de suas atividades coletivas e podem testadas entre o 5º e 10º dia após o contato.

Situação de Blumenau

Blumenau soma agora 420 mortes por Coronavírus no município. Blumenau registra ainda nesta segunda-feira (5), um total de 48.666 casos confirmados de Covid-19, 140 a mais do que registrado no último domingo (4), quando o município contabilizava 48.526 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, nove foram por meio do RT-PCR, 16 por testes rápidos e 115 de antígeno.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 162.484 testes para Covid-19. Somente nesta segunda, foram processados 707 exames. Entre os casos positivos, 777 pacientes estão em tratamento. Destes, 632 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 176 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 87 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 89 em enfermaria. Destes na UTI, 73 pacientes são de Blumenau (72 confirmados e um em análise) e 14 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 100%, além disso, 21 leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 74 pacientes de Blumenau (73 confirmados e um em análise) e 15 de outros municípios (14 confirmados e um em análise), com taxa de ocupação de 50,3%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 291 atendimentos, com 40 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 47.469 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×