Colunistas Compartilhar
Tatiana Tendo Tempo

Dez dicas para organizar closets e armários

Até mesmo as pessoas organizadas podem precisar de uma ajuda profissional para deixar o seu espaço maior, ainda mais organizado, otimizando o seu tempo.

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Foto: Tendo Tempo, divulgação
Foto: Tendo Tempo, divulgação

Até mesmo as pessoas muito organizadas precisam de dicas para otimizar os espaços, então separei dez passos infalíveis para a organização de closets e armários.

Confira:

1 – O primeiro passou de toda a organização é o desapego

As roupas que não foram usadas no último ano (com exceção das de frio e as usadas em ocasiões especiais) devem ser descartadas. No entanto, é muito comum que as pessoas tenham dificuldade para se desapegar. Nesse caso, aconselho colocar as roupas que não são usadas dentro de um pack de TNT. Nesse pack, as roupas estarão protegidas da umidade, traças e demais insetos. Para facilitar o manuseio, recomendo fazer uma listagem das peças que foram ali guardadas e colocar 1 via atrás do visor plástico do pack, e a outra em um local de fácil acesso. Aqui também vale a dica de tirar fotos de todas as peças que foram guardadas.

Não aconselho colocar essas peças dentro de sacos à vácuo (vac bag), já que nesse tipo de organizador não se pode colocar nada que seja de origem animal, como couros e peles; além do período de armazenamento ser de no máximo seis meses (depois desse tempo, o ideal é abrir o saco, deixar as roupas respirarem por 48hrs e guardar novamente). Caso seja necessário o uso do vac bag, como ele não é esteticamente bonito, sugiro que ele seja colocado dentro de um pack de TNT, assim, o saco não irá chamar atenção.

2 – Categorização e setorização

Primeiro, é preciso definir em quais categorias você vai dividir e organizar os itens do seu armário. Se por USO (trabalho, casa, passeio e festa), por TIPO (blusas, vestidos, conjuntos, calças, saias e shorts), ou por COR. Essa categorização é personalizada, pois precisa se enquadrar no que funciona melhor pra você, se adequando aos seus hábitos e sua rotina diária. Mas não adianta categorizar sem definir onde colocar os itens, então é ai que entra a setorização. Que é definir um lugar para cada categoria e manter os itens de cada “família” em um espaço específico.

Foto: Tendo Tempo, divulgação

3 – Se tiver espaço, pendure!

Por que? Motivos é que não faltam. Veja:

  • As roupas amassam menos;
  • A organização é facilmente mantida;
  • Roupas penduradas ficam ao alcance dos olhos, mãos e coração, fica muito mais fácil compor o look dessa forma;
  • Você não esquece o que está pendurado, nem tampouco tem preguiça de usar;
  • Camisetas ficam ótimas em cabides sim!!! Basta usar modelo correto;
  • O ideal é uma peça por cabide, para não amassar as roupas;
  • Roupa amassada? Steamer nelas, essa foi uma das minhas melhores aquisições! Steamer e cabides para mim são parentes de primeiro grau e um não vive longe do outro;
  • Os cabides forrados, com cetim e lacinhos são lindos, mas apenas para crianças;
  • Conjuntos devem ser guardados juntos;
  • Cada metro de varāo cabe em média 70 cabides finos sem veludo;
  • Nas camisas e ternos, feche sempre o primeiro botão e arrume a gola para não deformar;
  • Use proteção somente para as roupas que você não usa com frequência.
  • Não use proteção de plástico, nylon, algodão ou sarja para não mofar as roupas e atrair traças;
  • Não use JAMAIS cabides de lavanderia pois eles deformam as roupas;
  • Coloque os cabides com o gancho voltado para a parte interna do armário, fica mais harmônico e muito mais fácil para colocar e tirar no armário;
  • Quando pendurar jaquetas, coloque as mangas para dentro, isso evita que elas fiquem obstruindo a abertura e fechamento das portas;
  • Bermudas, calças jeans e shorts ficam ótimos se pendurados em cabides do tipo “gancho”;
  • Regatas ocupam pouco espaço se vc colocar várias delas naqueles cabides para cintos.

4 – Padronização dos cabides

A padronização é muito importante na organização pois garante um conforto visual, já que iguala o caimento das roupas, ou seja, as peças ficam niveladas na mesma altura o que possibilita a visualização de todas. E, afinal, o que não é visto, não é lembrado e quando você tem um cabide mais alto, outro mais baixo e outro mais alto novamente, a possibilidade de não se ver a roupa é grande e, com isso, aquela peça acaba caindo no esquecimento.

De qualquer forma, a utilização dos cabides existentes é sempre uma alternativa válida, e quando isso acontece eu procuro agrupar os modelos iguais em certas peças de roupas, ou em portas dos armários (cada porta com um cabide distinto).

E ainda, quando o cliente opta pela padronização, são várias as opções existentes no mercado, mas como os apartamentos estão cada vez mais compactos, eu sugiro sempre a compra dos modelos em veludo pois eles ocupam metade do espaço dos cabides de acrílico e 1/3 dos de madeira.

O que não podemos esquecer é que os cabides são investimento na organização e que duram décadas.

Foto: Tendo Tempo, divulgação

5 – Utilização de cabides infantis

Para as calças (até o número 46), sugiro a utilização de cabides infantis, pois as calças não ficam escorregando de um lado para o outro. Sem contar que, como o gancho é mais curto, as calças ficam mais altas no armário e sobra um espaço para colocar uma caixa embaixo, por exemplo.

6 – Separação

Caso todas as peças não possam ser penduradas, o segundo passo é separar as roupas conforme a habitualidade do uso. As peças menos usadas devem ficar dobradas, enquanto que as mais usadas serão penduradas. Assim, tanto a visualização como o manuseio ficarão mais fáceis.

7 – Por tipo

Tantos as roupas dobradas como as penduradas deverão ser separadas por tipo (regatas, blusas de manga curta, blusas de manga longa, coletes, blazer e casacos, saias, shorts e vestidos) e colocadas em degrade, do mais claro para o mais escuro. Sugiro seguir essa sequência: branco, off white e gelo, tons róseos, lilás, amarelo, azul, tons terrosos (marrom), verde, cinzas e preto.

8 – Medida certa

Todas as peças dobradas devem seguir a medida de um gabarito para ter uma uniformidade. Os gabaritos podem ser feitos manualmente ou comprados. A medida do gabarito deve seguir a necessidade do armário ou as medidas padrão (30x21cm, 30x24cm e 30x18cm). As dobraduras podem ser feitas de maneira habitual ou utilizando a técnica do envelopamento. Para uma aparência perfeita, basta empurrar a pilha de roupas já dobradas, junto ao “gabarito” ou algo duro.

9 – Colmeias e gavetas

O ideal para as peças pequenas é que elas sejam colocadas em gavetas e dentro de colmeias. Com a utilização das colmeias, as peças ficam organizadas, mais visíveis, e ao retirar uma peça, as demais não desdobram pois são separadas uma a uma. As peças que forem guardadas nas colmeias devem ser dobradas normalmente ou pela técnica do envelopamento.

Foto: Tendo Tempo, divulgação

10 – Calçados

Os calçados devem ser guardados com um pé na frente do outro e não lado a lado, assim todos os sapatos ficarão ao alcance dos olhos. Todos os sapatos e sandálias flat (sem salto), podem ser colocadas dentro de sacos de TNT com visor ou colmeias, assim ocuparão muito menos espaço (cerca de 5 vezes menos).

Um ambiente organizado é um ambiente pratico, funcional e com muito mais espaço.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×