Coronavírus Compartilhar
Cultura

Definidas regras para o funcionamento de cinemas, teatros e bibliotecas em SC

A retomada de cinemas e teatros em cidades com Risco Potencial Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelha) está proibida

• Atualizado

Camilla Martins

Por Camilla Martins

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Os ambientes culturais em Santa Catarina, como cinemas, teatros e bibliotecas, têm novas regras sanitárias para a retomada das atividades. Duas portarias publicadas pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (24), autorizam o retorno dos espaços de acordo com a Avaliação de Risco Potencial das regiões do Estado.

O funcionamento de cinemas e teatros em cidades com Risco Potencial Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelha) está proibido. Esses estabelecimentos devem ter acesso controlado, e todo o público, trabalhadores e organizadores das apresentações devem usar máscaras obrigatoriamente. Além disso, a portaria determina distanciamento de 1,5m entre as pessoas, a aferição de temperatura corporal e limpeza de todos os ambientes.

Os cinemas e teatros em regiões com Risco Potencial Moderado (cor azul na Avaliação de Risco) devem providenciar bloqueio de duas poltronas laterais de cada lado das poltronas ocupadas ou distanciamento de 1,5m. No caso de poltronas em salas VIPs, o bloqueio deverá ser de uma poltrona para cada lado, além de priorizar a ocupação de lugares desencontrados. Em caso de Região de Risco Potencial Alto (cor amarela), o funcionamento dos estabelecimentos fica condicionado em até 50% da capacidade de lotação.

Já as bibliotecas localizadas nas regiões de Saúde com Risco Moderado (cor azul) devem diminuir o número de mesas e cadeiras, aumentar o espaçamento, encaminhar materiais recebidos/devolvidos à quarentena e os usuários não poderão ter acesso direto aos livros, somente os funcionários do local podem manusear esses objetos.

Nas regiões com Risco Alto (cor amarela), o funcionamento das bibliotecas fica condicionado em 1/3 da capacidade de lotação. Em regiões com Risco Potencial Grave (cor laranja) ou Gravíssimo (cor vermelha), as bibliotecas não funcionam.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.