Cotidiano Compartilhar
Itoupavazinha

Defesa Civil determina reforma ou demolição de casarão em Blumenau

A casa está em processo judicial por duas situações.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Casarão no bairro Itoupavazinha. Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.
Casarão no bairro Itoupavazinha. Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), determinou a desocupação do casarão antigo localizado no bairro Itoupavazinha. No último sábado (23), parte do telhado do imóvel desabou, podendo causar riscos às pessoas que ocuparem o casarão. De acordo com a prefeitura, a secretaria vai acionar a Justiça para que os proprietários iniciem imediatamente a reforma ou demolição do imóvel.

A Sedeci inspecionou o imóvel em 2019 e apontou a necessidade de obras de manutenção, mas naquela oportunidade não havia grande risco. A casa está em processo judicial por duas situações: por ser considerado Patrimônio Histórico Cultural e a outra envolvendo o casal que ocupa o imóvel e está com processo de usucapião. 

No sábado e domingo, os agentes da Defesa Civil estiveram no casarão vistoriando o imóvel. Nesta segunda-feira (25), os agentes fizeram uma nova avaliação do imóvel e um laudo com duas determinações foi emitido. A primeira ação estabelece a retirada imediata do casal que ocupa o imóvel. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tenta convencer as pessoas a saírem de forma voluntária, do contrário, o município terá que fazer a retirada compulsória dos moradores com objetivo de preservar vidas.

A Defesa Civil encaminhou o caso para que Justiça determine o início imediato das obras de recuperação pelos proprietários, ou para que seja feita a demolição do imóvel. Assim que ocorrer a desocupação da casa, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.