Tempo Compartilhar
Atenção

Defesa Civil alerta para maré alta e risco de temporal em Joinville

O fenômeno será provocado por uma frente fria que chega à Santa Catarina.

• Atualizado

Redação

Por Redação

A Defesa Civil de Joinville alerta, com base nas previsões da Epagri/ Ciram, para o risco de temporais localizados e passageiros, associados a pancadas de chuva, raios, rajadas de vento e queda de granizo, no final desta segunda-feira (16/11) e madrugada de terça-feira (17/11). O fenômeno será provocado por uma frente fria que chega à Santa Catarina.

Neste mesmo período, também ocorre pico de maré, com 2,20 m, por volta das 4 horas da manhã, gerando alagamentos. Atenção à possibilidade da coincidência dos dois fenômenos em horários próximos.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Deslizamentos de terra: atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil do Município, pelo telefone 199, ou Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Tempestades: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Enxurradas: não fique próximo às margens de rios e ribeirões, principalmente em regiões de relevo acentuado, montanhoso e pequenos vales, pois muitas vezes há temporais intensos sobre os topos e cabeceiras, gerando repentinamente grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Este tipo de evento adverso apresenta grande poder destrutivo, podendo arrastar veículos, pessoas, animais e mobílias por vários quilômetros. A força das águas pode ainda provocar o rolamento de blocos de pedras, arrancar árvores, destruir edificações e causar deslizamentos de terra nas margens.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.