CPI da Covid: mais de 160 pessoas serão ouvidas a partir desta quinta-feira
Até o final da noite de ontem, 288 requerimentos foram apresentados à Comissão Parlamentar de Inquérito
• Atualizado
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado faz a 2ª reunião semipresencial nesta quinta-feira, a partir das 9h. A CPI inicia com mais de 160 convocados e convidados. São ministros, ex-ministros e servidores.
Ao todo, 288 requerimentos foram apresentados até o final desta quarta à CPI. Nos pedidos tem explicação sobre vacinas até pedidos para esclarecimentos de autoridades e compartilhamento de documentos e inquéritos em andamento pelas Polícias Civil e Federal. O alto número de ofícios surpreendeu técnicos do Senado, que alertam para eventual ineficiência do colegiado.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
CPI da Covid: movimento do grupo de oposição
A força-tarefa é movida majoritariamente por integrantes do “G7”, grupo de parlamentares de oposição e independência em relação ao Palácio do Planalto que são membros da comissão e que mapearam áreas do governo atuantes no enfrentamento à pandemia. Na avaliação dos consultores, a estratégia pode esvaziar os trabalhos e investigação não chegará a lugar algum. Em questão de minutos, por exemplo, 30 ofícios foram apresentados.
O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL) já anunciou que pretende solicitar informações sobre contratações e tratativas para a aquisição de vacinas, além de todas as regulamentações do governo federal para temas como isolamento social e quarentena. Renan Calheiros afirmou que deve solicitar registros do Poder Executivo sobre medicamentos sem eficácia comprovada e “tratamentos precoces”. O plano de trabalho será divulgado oficialmente nesta manhã.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO