Quinta-feira, 06 de maio de 2021.

Tatiana Tendo Tempo

[email protected]
Personal Organizer desde 2014. Especialista em Organização Residencial e Corporativa.
Colunistas compartilhar compartilhar

Como uma casa organizada impacta a vida das pessoas?

Se você ainda não acredita no poder que um espaço organizado tem de transformar sua rotina, saiba que são muitos os benefícios da organização

Data de Publicação: 16/04/2021 17:34
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik | Banco da Imagem

A organização nunca foi tão importante na vida das pessoas, e manter organizados os ambientes faz toda a diferença na rotina. Algumas pessoas associam organização à frescura, mas para outras, significa praticidade, ganho de tempo e espaço.

Se você ainda não acredita no poder que um espaço organizado tem de transformar sua rotina, saiba que são muitos os benefícios da organização. Quer conhecer melhor quais são eles? Confira!

Otimização do tempo e rotina mais prática

Procurar um objeto por horas, e não encontrar é muito chato, não é mesmo? Com a correria do dia a dia, perder tempo com besteira é inadmissível. Mas, se você for organizado, nunca mais correrá esse risco, pois em uma casa organizada, tudo, absolutamente tudo, é encontrado em 30 segundos. Por isso, separe os objetos de acordo com a utilidade deles. Se necessário, doe aquilo que não usa e está só ocupando espaço. Assim, você não ficará muito tempo procurando o que precisa e nem terá que limpar o que não usa.

Criar o hábito de sair de casa após uma breve organização fará com que sua mente esteja preparada e no ritmo ideal para concentrar-se nas demais atividades do dia. Faça o teste. O simples ato de lavar a louça, arrumar a cama e tirar o lixo vai ajudar na sua produtividade. Mas se você tem o costume de sair de casa com tudo fora do lugar, a tendência é de começar o dia acumulando tarefas, tornando-o mais cansativo e menos produtivo.

Economia de dinheiro

Quando você tem o hábito de deixar a casa limpa e organizada, passa a valorizar mais o seu lar. Reduzindo, por exemplo, a vontade de comer fora só porque a louça está suja ou a despensa está vazia. Também evita que você fique pensando em comprar objetos que não precisa, pois terá uma visão ampla da casa e da finalidade de cada objeto.

Além disso, faz você refletir se realmente precisa ter tudo o que possui, doando os itens que podem ter utilidade para outra pessoa.

Essa é a parte mais importante! Esse período que estamos vivendo, de pandemia e quarentena, muitas pessoas precisam encontrar formas de economizar dinheiro ou evitar gastos desnecessários. A pessoa que mantém tudo organizado sabe exatamente onde está tudo o que tem e não faz compras supérfluas.

Produtividade na rotina

Organização e planejamento são ações que devem ser feitas em conjuntos e são potencializadas se utilizadas de maneiras associadas. Planejar sem organizar não dá muito certo, e organizar sem planejar também não. Tudo isso significa também aumentar sua produtividade. Se você mantém sua vida organizada, sobra mais tempo para produzir com qualidade em seus objetivos e tarefas.

Ganho de Espaço Físico

A falta de organização traz a impressão que você nunca tem espaço para nada. Quando a bagunça é grande, o tempo para realizar a limpeza e organização também será mais longo. Entretanto, a partir do momento que você organizar a sua vida pessoal dentro da sua casa, notará que não precisará de muitas coisas e também conseguirá otimizar melhor os espaços disponíveis para guardar as suas coisas.

Evita a procrastinação

O mal do século já virou rotina e isso não é legal. Procrastinar é perder tempo, pois amanhã ou depois aquilo que você está deixando de fazer vai ter que ser feito!

Ter uma organização pessoal em dia estimula para que acabe fazendo e resolvendo suas pendências, pois você quer continuar mantendo tudo organizado e em ordem.

Redução e prevenção de acidentes

Tênis em um canto, pecinha de lego no outro e diversos outros itens fora do lugar. Provavelmente, alguém já se machucou na sua casa por não ter visto esses objetos inesperados no meio do caminho. Esse é apenas mais um motivo que indica os benefícios da organização.

Desapegar do que está sobrando

Muitas vezes nós pensamos que precisamos de mais espaço e não nos damos conta de que, na verdade, precisamos é de menos coisas. Se você tem a sensação de que não tem espaço para guardar seus objetos, veja se eles realmente têm utilidade na sua vida. Se a resposta for negativa, você pode doá-los ou ter uma renda extra com a venda.

Melhora a saúde

Passar muito tempo sem limpar a casa faz com que o ambiente acumule pó, sujeira, mofo e é um convite para fungos e bactérias. Por isso, evite doenças e crises alérgicas realizando a limpeza periódica e crie uma tabela para monitorar as limpezas profundas, como desinfecção e dedetização.

Reduz e ansiedade e baixa os níveis de stress

Um ambiente caótico produz ansiedade. Tempo perdido procurando coisas, retrabalho, falta de concentração estão intimamente ligados ao stress.

Por exemplo, use um dia para lavar roupa, outro dia para limpar o banheiro, um para organizar a cozinha, e daí por diante. Dividindo em etapas, você não acumula tarefas e nem se sentirá pressionado. Um ambiente organizado e limpo melhora, a qualidade de vida e bem-estar. Definitivamente, não há motivos para viver na bagunça.

Melhora o visual

Um banheiro limpo, uma cama com o lençol esticado e travesseiros no lugar é bem convidativo, não é mesmo? Ter o hábito de deixá-los em ordem ao sair de casa dará essa sensação sempre que você voltar.

No entanto, uma pia acumulada de louça suja não é nada agradável. Mas depois de limpa, com as louças em seus lugares, a cozinha fica mais bonita. Manter a limpeza e organização em dia não só melhora o visual do lar, como igualmente, transmite uma sensação de paz.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

Melhora a disposição e favorece a criatividade

Com a casa organizada, você acaba tendo vontade de usar a sua criatividade para experimentar uma receita nova na cozinha, fazer algum artesanato ou até mesmo outro trabalho manual.

Quando você está em paz com a vida, surgem novas ideias, novos projetos e muita disposição para arregaçar as mangas e fazer tudo acontecer!

Assim, se você organiza e limpa regularmente, não acumula trabalho e ainda melhora sua rotina. Além disso, ganha mais disposição para seguir com as atividades do cotidiano.

Assimilação rápida e fácil para executar as tarefas

Lembra quando falei sobre a falta de concentração? Se você está em um ambiente arrumado, saberá com maior agilidade o que deve fazer e dedicará menos tempo na realização de tarefas.

Renova o seu estado de espírito

Ordenar a casa é uma atividade externa, mas também trabalha o nosso interior. Enquanto você faz uma higienização, organiza os móveis e distribui objetos, dentro de si há uma mudança positiva significativa. Simultaneamente, estará organizando os seus sentimentos e fazendo uma limpeza interna. Por isso é tão comum sentir-se mais leve após uma faxina. É a renovação da alma, do seu estado de espírito.

Promove o convívio

Com mais tempo, você terá mais disponibilidade para interagir com as pessoas e realizar verdadeiras trocas, criando conexões saudáveis e sem stress.

Estar perto das pessoas que gostamos nos faz muito bem. Ter um tempo de convivência é importante para a mente e bem-estar. Promover um almoço, jantar ou churrasco em casa são ótimas opções para socializar.

Mas isso pode parecer algo distante quando não temos o hábito de arrumar a casa. Por isso, criar uma rotina de limpeza e organização é fundamental para integrar pessoas queridas ao espaço.

Mantem o equilíbrio

Quando você se livra de pendências, sente-se mais leve e pleno, podendo realizar qualquer outra atividade ou, até mesmo, descansar, de forma mais equilibrada. O mundo em que você vive depende da forma como você leva a vida. Ou seja, as suas atitudes são refletidas no mundo. Se age de forma positiva, verá o mundo dessa forma. Então, manter uma vida mais organizada faz com que seus dias sejam mais leves e equilibrados.

Mais do que um hábito de higiene, manter a casa organizada e limpa traz benefícios à sua vida e às pessoas que convivem com você. A casa é o nosso templo e reflete o que somos. Ela influencia nosso cotidiano, por isso deve ser muito bem cuidada.

Controle sobre suas tarefas e prioridades

Com os ambientes organizados, você consegue identificar onde precisa dispor de mais energia e atenção, já que está tudo onde deveria estar e entender suas verdadeiras prioridades.

Listar tudo o que é necessário fazer naquele dia ou semana, organizar as pendências e relacionar tudo deixando mais organizado, permite que você tenha controle do que vai acontecer e qual tarefa será priorizada. Assim você não é pego de surpresa com uma tarefa que surge de última hora e pode se programar e equilibrar suas atividades.

Diminui a possibilidade de ter que refazer alguma tarefa

A chance de cometer erros no meio da bagunça é grande. Seja porque tem algo prejudicando o seu desempenho ou por falta de atenção. Consequentemente, existe a chance de retrabalho e de perda de tempo.

Essas são apenas algumas vantagens gerais da organização pessoal, dentre muitas outras que você pode descobrir enquanto coloca em prática essas ideias. Parte da diversão, afinal, é descobrir por conta própria o bem que ela nos faz.

Até a próxima!!!


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.