Agronegócio Compartilhar
Nova safra

Colheita do pinhão em Santa Catarina deve ter crescimento de até 60% em 2021

Em 2020 os números da safra de pinhão em Santa Catarina ficaram muito abaixo dos resultados de um ano com colheita normal

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação, Polícia Militar Ambiental
Foto: Divulgação, Polícia Militar Ambiental

A colheita do pinhão começa nesta quinta-feira (01) em Santa Catarina e a Epagri estima que em 2021 a colheita seja entre 40% e 60% maior do que no ano passado. “Apesar da elevação, a safra ainda será menor do que em um ano normal, já que ano passado ela foi praticamente insignificante”, relata Jose Marcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages.

Segundo José Marcio, em 2020 os números da safra de pinhão em Santa Catarina ficaram muito abaixo dos resultados de um ano com colheita normal, pois se colheu em média 10% do que seria uma safra catarinense usual de pinhão. Alguns municípios chegaram a colher 30% do normal, mas o volume ficou muito abaixo do esperado.

Apesar de a previsão para 2021 ser de uma safra ainda abaixo da normalidade, a melhora deixa os agricultores otimistas. “O pinhão faz parte da renda de várias famílias agricultoras da região, que aguardam a abertura para iniciar a colheita e comercialização de várias maneiras, principalmente com barracas montadas à beira das rodovias locais”, relata José Marcio.

A data de 1 de abril como início de colheita do pinhão em Santa Catarina foi definida por uma lei, estabelecida em 2011 com o intuito de preservar a espécie, evitando sua colheita ainda verde. José Marcio lembra que a região produtora vem sendo monitorada pela Polícia Ambiental, que pode multar quem for flagrado colhendo ou transportando a semente antes desse dia.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.