Colunistas Compartilhar
Tatiana Tendo Tempo

Checklist para organizar a mudança residencial

Saiba como um Personal Organizer garante o planejamento de uma mudança residencial de modo a garantir maior comodidade para o seu cliente.

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

30 dias antes:

  • Contratação de uma EMPRESA DE MUDANÇA experiente e que se encaixe nas necessidades do seu cliente.

25 dias antes:

  • elaboração de lista e compra dos MATERIAIS NECESSÁRIOS para o correto embalo e encaixotamento de todo acervo de seu cliente.

20 dias antes:

  • prestação de auxílio e direcionamento a fim de que o seu cliente possa fazer o DESCARTE e DESAPEGO de uma maneira segura e consciente. Separação de todas as peças para doação, venda e conserto.

15 dias antes:

  • Para evitar stress e esquecer algumas coisas importantes, o ideal é que se comece a embalar os objetos algumas semanas antes do efetivo dia da mudança. Objetos sazionais ou que não são usados com frequência, devem ser os primeiros a serem embalados.
  • Colocação em cada caixa, números de 1 a 3 (sendo 1 pouca prioridade e 3 grande prioridade). Assim, quando estiver na nova casa será mais fácil discernir o que desembalar com mais rapidez. As caixas permanecerão abertas até 02 dias antes da mudança.

10 dias antes:

  • Direcionamento ao cliente para que o mesmo efetue a mudança de endereço de serviços essenciais e contas fixas, como banco, plano de saúde e assinaturas de revistas e jornais, para que cheguem ao local certo. Pagar multa porque a conta não chegou ao destino certo na data é um desperdício de dinheiro que ninguém quer ter. Solicitação do DESLIGAMENTO E TRANSFERÊNCIA da TV a cabo, telefone e internet para não ficar sem esses serviços tão importantes hoje em dia.

09 dias antes:

  • Caso o cliente tenha CRIANÇAS OU ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, o mesmo será orientado no sentido de pedir ajuda a parentes e amigos para ver se alguém pode cuidar deles durante a mudança. Esse período já é difícil e com eles pode ser pior para organizar tudo.

08 dias antes:

  • Solicitação para que o cliente separe todas os objetos IMPORTANTES E DE VALOR. Joias, passaportes, documentos, talões de cheque, dinheiro e etc, tudo deve ser levado por ele para evitar transtornos. Coloque em uma caixa separada, escreva “levar no carro” e no dia, peça para ele levar. Caso o cliente tenha um cofre, peça para guardar tudo nele até o transporte.

07 dias antes:

  • KIT SOBREVIVÊNCIA. Faltando uma semana para a mudança, deverá ser feita a separação das coisas que serão necessárias para usar enquanto a casa não estiver organizada por completo. Separe um kit com utensílios de cozinha e limpeza, como papel higiênico, escovas de dente, talheres, panelas e pratos. Assim, facilita os primeiros dias, enquanto a casa está sendo organizada.

06 dias antes:

  • Verificação dos HORÁRIOS PARA MUDANÇAS caso o cliente more ou vá se mudar para um condomínio. Chegar com o caminhão cheio de coisas para descarregar e não ser o horário certo pode gerar custos e incomodações extras por falta de organização.

05 dias antes:

  • Envio de cobertores, tapetes, edredons e cortinas para a lavanderia. Já que a casa é nova, nada mais justo do que estar tudo limpinho e parecendo novo. Deitar-se numa cama com um edredom cheiroso e limpo é uma sensação maravilhosa após dias de stress.

04 dias antes:

  • Verificação de todas as caixas para ver se as etiquetas de cômodo e prioridade estão corretas. Veja se o peso dos objetos está de acordo com a caixa para que a mesma não rasgue no caminhão.

03 dias antes:

  • Definição das responsabilidades de cada membro da família com a mudança.

02 dias antes:

  • Desligamento da geladeira e freezer. Deixando as portas abertas para que degelem e, após isso, deverá ser passado um pano limpo para secá-los totalmente. Isso evita o mofo nos eletrodomésticos. Depois é só embalar com cuidado para não sofrerem avarias durante a mudança.

01 dia antes:

  • Desligamento de todos os aparelhos eletrônicos para que eles estejam em temperatura ambiente no dia da mudança. Alguns aparelhos podem ficar muito quentes quando estão em uso. Antes de guardar os aparelhos, tire uma foto dos fios conectados à ele para saber depois a ordem de todos.

No dia da mudança:

  • Revisão de todos armários e demais móveis que ficarão na antiga casa para garantir que não se esqueça nada.

SEGUINDO ESSAS DICAS, A SUA MUDANÇA ACONTECERÁ DE FORMA MAIS ORGANIZADA E NENHUM DETALHE FICARÁ PARA A ÚLTIMA HORA.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.