Coronavírus Compartilhar
Análises da Fiocruz

Chapecó confirma circulação de três variantes da Covid-19 na cidade

Em uma primeira coleta de 12 amostras foi realizado o mapeamento genético pela Fiocruz, que identificou pacientes com a variante P1, com a cepa P2 e com a N9

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó
Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó

A cidade de Chapecó foi atingida não somente por uma, mas pelo menos por três variantes da Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15) durante transmissão nas redes sociais. O anúncio foi feito por João Rodrigues, prefeito da cidade, e pela coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Chapecó, Aldarice Pereira da Fonseca.

De acordo com a Prefeitura, em uma primeira coleta de 12 amostras, sendo uma de dezembro, três de janeiro, sete de fevereiro e primeiro de março, foi realizado o mapeamento genético pela Fiocruz, que identificou dez pacientes com a cepa P1, que veio da região Norte e já tinha sido confirmada em Chapecó, mas também uma cepa P2 e uma N9.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, BASTA CLICAR AQUI!

Ds primeiras 12 amostras, três vieram de fora e as demais já eram autóctones, ou seja, foram contaminadas na cidade. Dos 12 contaminados, cinco morreram. Outras 14 amostras foram confirmadas com novas cepas, sendo 13 P1 e uma P2, mas segundo a Prefeitura os detalhes ainda estão sendo investigados.

“Realizamos a coleta de 40 amostras de pacientes que já tinham passado pela Covid e encontramos essas três cepas que tem grande transmissibilidade. Além disso cada variante tem diferentes linhagens. Por isso é fundamental o uso de máscara, distanciamento e álcool gel”, afirmou Aldarice.

O prefeito João Rodrigues destacou que a confirmação das novas cepas explica o alto índice de contágio que Chapecó viveu a partir do final de janeiro. “Por um lado quero tranquilizar a população de que esse tsunami nós já passamos. Mas também quero alertar que precisamos manter os cuidados, evitar aglomerações, usar o álcool gel e máscara. Nós também não vamos baixar a guarda, pelo contrário, vamos atacar o vírus com a operação Lockdown Inverso. O objetivo é ampliar a testagem, o tratamento e isolar os positivados, com assistência, monitoramento e também responsabilização de quem desobedecer as regra”, disse o prefeito.


>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×