Cotidiano Compartilhar
LGBT

Florianópolis será a segunda cidade do país com Centro de Referência LGBT

Espaço na Lagoa da Conceição será para atividades e socialização.

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

A sede da organização, que visa promover a cidadania e garantir direitos humanos, será em Florianópolis. Foto: SBT NEWS/ Reprodução
A sede da organização, que visa promover a cidadania e garantir direitos humanos, será em Florianópolis. Foto: SBT NEWS/ Reprodução

Primeira ONG brasileira com foco na pessoa idosa LGBT chega a Florianópolis a partir de sábado (29). A casa fica na Lagoa da Conceição e está pronta para começar as atividades, um lugar onde elas podem socializar com outros homossexuais sem medo de preconceito.

Angela e Wilma, estão juntas há 25 anos. Paulistas, tiveram a oportunidade de frequentar o primeiro Centro de Referência de Pessoas LGBT do país em São Paulo.

Neste primeiro momento, durante a pandemia, as atividades oferecidas no polo de Santa Catarina serão encontros diários via Google Meet, curso de espanhol online e encontros de socialização online, como o Café e Memórias. Foto: SBT NEWS / Reprodução.

“Lá a gente se sente bem. Participávamos do coral, íamos ao cinema… só com esse pessoal da nossa idade”, conta dona Angela.

A iniciativa é da ONG “Eternamente Sou”, que existe desde 2017, com a preocupação de dar assistência a idosos LGBT com mais de 50 anos. Em São Paulo, já são mais de 100 pessoas participantes. Em Santa Catarina, a intenção é que todos conheçam e procurem o centro de referências para atividades online e presenciais, quando possível.

“Criando esse local, temos um espaço de diálogo com atendimentos psicológicos. Todos os profissionais, desde o presidente, são voluntários”, explica Celso Rabetti, coordenador do projeto.

Celso Rabetti é coordenador voluntário do projeto. Foto: SBT NEWS / Reprodução.

Além dos atendimentos gratuitos de psicólogos, são oferecidas oficinas de canto coral, sensibilizações em empresas e eventos que favoreçam a construção de políticas públicas e consciência social, mobilizando parceiros para a integridade da velhice LGBT. A ONG também vai oferecer assistência jurídica para causas que envolvem a temática LGBT. Para a advogada Ariane Angioletti, este é um apoio para garantir direitos para todos.

A meta da ONG é que até o mês de dezembro já esteja formada a equipe de voluntários para que possam ser disponibilizados os demais serviços. Em Florianópolis a sede física está instalada na Rua João Henrique Gonçalves, 1635, Casa B, no Canto dos Araçás. Para fazer parte das ações regulares da ONG, é preciso enviar uma mensagem de WhatsApp ou fazer uma chamada telefônica para o coordenador Celso Rabetti, pelo telefone (11) 95961-4932, ou entrar em contato pelo email eternamentesousc@gmail.com.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×