Eleições 2020 Compartilhar
Pleito municipal

Catarinenses devem comparecer às urnas mesmo em meio à pandemia

Apesar de cenário global com muitas abstenções, índice de votos nas eleições municipais deste ano deve ser alto

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil

Pandemia, crise econômica, fronteiras fechando, isolamento… E 2020 ainda nos reserva uma eleição. Em 15 de novembro, mais de 147 milhões de brasileiros devem ir às urnas e escolher seus representantes na esfera municipal. O voto, obrigatório e secreto, é mais do que somente uma escolha: é também o exercício da cidadania e da democracia no país.

A República Federativa do Brasil constitui-se em um Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988). Desta forma, o sentido da democracia está justamente na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza por esse importante instrumento de mudança política e social: o voto.

Mas com a chegada da pandemia, o fenômeno da abstenção é global. Por conta do isolamento social e do aumento nos casos da Covid-19, menos eleitores têm ido às urnas./ Na França, uma abstenção histórica foi registrada nas eleições municipais, quando cerca de 56 por cento da população não compareceu para o voto.

Mas mesmo como a possibilidade de que este cenário se repita no brasil, a expectativa em Santa Catarina é mais otimista. Nas últimas eleições municipais. as ausências de eleitores representaram o terceiro menor índice de abstenção do país. E para o Tribunal Regional Eleitoral, neste ano, não deve ser diferente.

“A maior conquista que o povo brasileiro tem através da sua democracia é o voto. Nós temos certeza absoluta que por tudo que temos trabalhado, pelo número de voluntários e pela facilidade que as pessoas estão tendo para conhecer mais os candidatos, os eleitores vão votar“ afirma o Juiz da Corte e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/SC, Dr. Wilson Pereira Junior. Para ele, o voto nestas eleições deve ser ainda mais valorizado.

O fato é que tem eleitor que ainda questiona a importância de ir às urnas e escolher o candidato. Mas mesmo em um cenário de insegurança, tanto na saúde quanto na política, a cidadania ainda fala mais alto. “O Tribunal Regional Eleitoral preparou uma eleição muito segura a quem vai trabalhar e principalmente à população que vai votar. Eu não tenho dúvida que a população catarinense vai às urnas“ afirma Wilson.

De qualquer forma, o importante é que em primeiro ou segundo turno, nas urnas ou na prática, o resultado seja sempre a favor de quem exerce a democracia.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×