Sábado, 08 de maio de 2021.
publicidade

Florianópolis ganha espaço para facilitar abertura de novas empresas

A Casa do Empreendedor irá concentrar serviços e orientações sobre questões administrativas, legais e tributárias aos empreendedores.


De Redação
Data de Publicação: 25/03/2021 12:56
e atualizado em: 25/03/2021 14:22
Casa do Empreendedor. Foto: Cristiano Andujar, PMF, Divulgação

“Facilitar, auxiliar e instruir o novo empresário”. É nessa definição que se baseia a Casa do Empreendedor, em Florianópolis, um espaço destinado a auxiliar futuros empreendedores e donos de micro, pequenas e médias empresas. A iniciativa – uma parceria entre prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e Sebrae/SC, por meio do programa Cidade Empreendedora -, busca o fortalecimento dos negócios:

“A função primordial dessa parceria com o Sebrae é fazer com que a vida da empresa seja longa, é bom para o empresário e para a arrecadação do município. Fazer investimentos com responsabilidade, em todas as áreas da abertura de uma empresa, desde o alicerce até o final, que é a parte da lucratividade, é o que diferencia o trabalho da Casa do Empreendedor. Quando todos fazem o dever de casa, é mais difícil dar errado, e nós queremos que dê certo”, explica o coordenador da Casa do Empreendedor, Luiz Carlos Padilha.

Investimento na recuperação da economia

A iniciativa é uma das ações do Plano, lançado no início deste ano de 2021, e que contará com o investimento de mais de R$ 300 milhões em dois anos, em diversos setores da economia. O objetivo é facilitar o processo de abertura de novas empresas e a manutenção dos negócios. Desse modo, espera-se gerar mais de 20 mil empregos, fortalecendo a economia da Capital.

“No início da gestão do prefeito Gean Loureiro, uma empresa demorava entre 30 a 45 dias para ser aberta em Florianópolis. Hoje, dependendo do tamanho, é possível fazer o processo em até 72 horas. Aquelas com documentação mais complexa podem ser abertas em até uma semana. É nesse tempo que trabalhamos a nossa expectativa. Essa agilidade é possível já que trabalhamos com uma equipe integrada, com um time de analistas que avalia a documentação e qualquer divergência consegue resolver imediatamente, não sendo necessário envio de documentos para diversos espaços”, explica Padilha. 

“Buscamos tornar o município de Florianópolis um gerador oportunidades, criando uma sinergia entre a Prefeitura e o empreendedor”, avalia o vice-prefeito Topazio Neto.

Casa do Empreendedor
Casa do Empreendedor. Foto: Cristiano Andujar, PMF, Divulgação

Serviços disponíveis na Casa do Empreendedor da Capital

• Informações gerais sobre formalização, alteração e baixa de empresas;

• Orientações gerais sobre direitos e deveres do MEI, ME e EPP;

• Distribuição de material informativo com conteúdo para a implantação da Lei Geral Municipal e benefícios;

• Atendimento ao MEI, no que tange a Declaração Anual Simplificada;

• Orientação tributária sobre a nota fiscal.

• Atendimento ao MEI para cadastro e emissão do Certificado de Condição de Micro Empreendedor Individual – CCMEI;

• Auxílio para emissão da nota fiscal;

• Emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI – DASMEI;

• Emissão do Alvará de localização e funcionamento do MEI;

• Consulta de débitos tributários municipais e execuções fiscais;

• Emissão de guias de recolhimento de tributos e taxas municipais;

• Emissão de Certidões Municipais;

• Realização de consulta prévia de localização, gratuitamente, preferencialmente, via sistema integrador da Redesimples ou através de sistema próprio da prefeitura ou meio físico, se necessário;

• Cadastro da Inscrição Estadual para quem pretende realizar operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Em época de pandemia, marque o seu atendimento

O atendimento no local deverá ser feito por meio de agendamento, no link bit.ly/agendamentopmf. Na página, no campo “Unidades” basta selecionar a opção “Empresas” e preencher as informações seguintes. Inicialmente, o horário de funcionamento será das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Leia também:


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.