Eleições 2020 Compartilhar
Voto

Candidatos à Prefeitura de Florianópolis debatem propostas na OAB/SC

Com realização do LIDE SC e Seccional catarinense, a transmissão contou com 9 dos 10 concorrentes à Capital no pleito deste ano.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Géssica Valentini
Foto: Géssica Valentini

A OAB/SC transmitiu na noite desta quinta-feira (12/11), o último debate presencial com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis no pleito deste ano. O evento foi realizado pelo LIDE Santa Catarina e pela Seccional catarinense, e contou com mediação do jornalista Guido Schvartzman. Todos os 10 concorrentes ao pleito confirmaram presença, mas o candidato Jair Fernandes (PCO) não compareceu e, até o fim do evento, não justificou sua ausência.

Diversos protocolos sanitários para controle de público e prevenção na pandemia foram adotados, como alternância na ocupação de cadeiras do público no auditório, separação do espaço em duas áreas, controle de acesso de imprensa e profissionais que atuam com os candidatos, aferição individual de temperatura e adoção de púlpitos individuais para os concorrentes ao pleito, separados por placas de acrílico.

Ao longo de quatro blocos, os candidatos tiveram a oportunidade de debater e apresentar melhor as suas propostas para diversas áreas de interesse da sociedade, como saúde, empreendedorismo, educação, segurança, meio ambiente, gestão do município e outros. A transmissão contou com cerca de 3 mil reproduções ao vivo no canal da OAB/SC no YouTube, com retransmissão simultânea nos portais de diversos veículos de imprensa.

“Os líderes empresariais tiveram a oportunidade de colocar em discussão as grandes pautas de interesse do segmento e impacto em toda sociedade como ações para retomada da economia e incentivo ao empreendedorismo”, afirma o presidente do LIDE SC, Delton Batista.

“Foi uma oportunidade ímpar de fortalecimento da democracia e para que a sociedade pudesse obter o máximo de informações dos postulantes, com transparência, isonomia e lisura, contribuindo para que a população tome sua decisão com maior segurança e responsabilidade”, considera o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

O formato do debate permitiu que fossem formuladas perguntas aos candidatos pelas duas instituições realizadoras do evento, pautadas em temas de interesse da população da Capital. Os concorrentes também responderam questões formuladas de candidato para candidato, conforme ordem definida por sorteio, e perguntas colhidas pela organização do debate com instituições representativas da sociedade civil. Ao final, no quarto bloco, todos tiveram tempo para apresentar as suas considerações finais.

Auditoria nas urnas eletrônicas é o próximo evento

Após o debate, a OAB/SC sediará pela primeira vez a auditoria que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) fará nas urnas eletrônicas, nos dias 14 e 15 de novembro. O procedimento para aferir e atestar a eficácia e segurança dos equipamentos é realizado pelo TRE desde 2002, mas é a primeira vez que conta com o acompanhamento de uma instituição. Todo o procedimento será registrado e documentado por meio de ata circunstanciada assinado pelo juiz eleitoral, pelo representante do Ministério Público e pelos fiscais dos partidos presentes, os quais poderão acompanhar todas as fases. Os testes serão realizados um dia antes da votação e no dia da eleição serão realizados os trabalhos de auditoria das urnas, das 7h às 17h.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×