Butantan entrega lote com 2 milhões de doses da CoronaVac
A nova remessa faz parte do segundo contrato do Instituto com o Ministério da Saúde.
• Atualizado
O Instituto Butantan entrega nesta segunda-feira (10) mais um lote com 2 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. Na quarta-feira (12), o instituto entrega mais 1 milhão de doses.
Os lotes fazem parte do segundo contrato do Butantan com o Ministério da Saúde que prevê 84 milhões de doses de CoronaVac para o Programa Nacional de Imunização.
Na última sexta-feira (7), o secretário executivo do Ministério da saúde, Rodrigo Cruz, anunciou que o governo vai aumentar o contrato com o Instituto Butantan. Mais 30 milhões de doses serão contratadas para o segundo semestre, segundo ele.
>> Governo pede que países compartilhem doses extras de vacina com o Brasil
55,8 mil novas doses da Coronavac chegaram ao Estado
Santa Catarina recebeu neste sábado (8) nova remessa com mais 55,8 mil doses da vacina Coronavac. As doses chegaram ao aeroporto de Florianópolis, às 10h, e foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, para a organização da logística de distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. A distribuição das doses começou ainda nesse sábado, no início da tarde.
“Nossa prioridade sempre foi a distribuição célere aos municípios para garantir a proteção do maior número de catarinenses. A imunização é nossa principal ferramenta contra a Covid-19 e vamos seguir esse trabalho intenso junto às prefeituras e equipes de saúde, logística e segurança”, destaca o governador Carlos Moisés.
As vacinas começaram a ser distribuídas às 13h via aérea e terrestre. O avião do Corpo de Bombeiros Militar levou as doses para as centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia e Joaçaba. O avião da Polícia Militar distribuiu as doses para as centrais de Mafra, Lages e Videira. As doses para Rio do Sul, Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí foram encaminhadas via terrestre.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Aplicação da segunda dose da Coronavac
Neste primeiro momento, serão encaminhadas aos municípios catarinenses 47.230 doses da vacina do laboratório Sinovac/Butantan, exclusivamente, para aplicação da segunda dose. Este número de doses, segundo levantamento realizado com os próprios municípios, é suficiente para que todos consigam completar o esquema vacinal das pessoas que já receberam a primeira dose.
“É fundamental que as pessoas tomem as duas doses da vacina contra a Covid-19 para garantir a proteção completa. Com essa nova remessa, conseguimos avançar na imunização e em breve iniciar outros grupos prioritários, como o com comorbidades, com efetividade e agilidade”, explica o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Clique aqui para conferir a tabela de distribuição de doses por municípios e as orientações da SES às Secretarias Municipais de Saúde sobre a continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.
“Com esta nova remessa de doses da Coronavac será possível completar o esquema vacinal de todas as pessoas que já tomaram a dose um e ainda não receberam a dose dois”, esclarece João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.
Com mais essa remessa, o estado soma um total de 2.524.790 doses recebidas entre os fabricantes Sinovac/Butantan (1.442.640), AstraZeneca/Fiocruz (1.064.600) e Pfizer (17.550).
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO