Cultura Compartilhar
Inovação

Bot reúne informações culturais de Florianópolis no WhatsApp

A partir da tecnologia a Estimada reúne uma base de informações sobre cultura, tradições, lugares, passeios e gastronomia de Floripa.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em bom manezês, “estimada” é uma forma de se referir a uma pessoa querida, prestativa. Não por acaso, Estimada foi o nome escolhido para batizar o Bot Cultural de Floripa, projeto cultural inovador e pioneiro que depois do pré-lançamento, em janeiro, está sendo lançado oficialmente agora em março, mês do aniversário de Florianópolis.

A partir da tecnologia dos chatbots, muito usada em serviços de atendimento aos clientes, a Estimada reúne uma base de informações e curiosidades sobre cultura, tradições, lugares, passeios, gastronomia, fatos e personagens históricos da nossa cidade. O acesso é feito de forma simples e intuitiva pelo WhatsApp, numa conversa organizada em seções e com o auxílio de menus interativos.

Ou seja, o Bot funciona, ao mesmo tempo, como uma enciclopédia, destacando fatos e
nomes da cultura e da vida de Florianópolis, e como guia, apontando dicas de passeios e
de gastronomia, por exemplo. São mais de 400 verbetes nesta primeira etapa do projeto,
tudo no WhatsApp com fácil acesso pelo link www.bot.floripa.com.

“As primeiras reações que recebemos foram muito positivas e revelam que existe uma demanda por espaços que destaquem a cultura de Floripa”, diz Rafael Bittencourt, criador da Estimada.

Inspiração em Franklin Cascaes


Em 2019, o projeto foi aprovado para captação de patrocínio junto à iniciativa privada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Floripa, via Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. O desenvolvimento ocorreu ao longo do ano de 2020.

Rafael conta que a concepção do Bot Cultural de Floripa teve forte influência do trabalho do pesquisador Franklin Cascaes na preservação e formação da identidade cultural da cidade.
“Sempre fui um grande admirador do professor Cascaes, que a partir dos anos 70 empenhou sua vida no registro, no estudo e no recolhimento da cultura de tradição oral que definia a identidade da nossa Ilha”.

Nesse contexto, Estimada nasceu com o objetivo de atender moradores e visitantes de Floripa e ajudar a manter vivas e acessíveis inúmeras informações relevantes sobre a cultura da cidade. “Esse foi o ponto de partida, com a Estimada sendo parte de uma visão maior de inovação e criação de soluções que usem a tecnologia para qualificar a promoção dos destinos culturais e o acesso aos bens culturais”, diz Bittencourt.

Serviço:


Para conversar com a Estimada – Bot Cultural de Floripa, é só “chamar no Whats” com acesso fácil pelo endereço bot.floripa.com. Ao clicar será aberta a caixa para envio de uma mensagem para iniciar a conversa com o bot.
Depois é só interagir com o menu, escolhendo pelo número as seções e os verbetes que deseja acessar. O contato da Estimada pode ser salvo e repassado normalmente, como um
contato comum de WhatsApp.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.


.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×