Negócios Compartilhar
Compras

Black Friday: Guarda Municipal de Florianópolis intensifica fiscalização

O patrulhamento acontece em vários pontos de comércio da capital para evitar aglomerações.

• Atualizado

Agência Brasil

Por Agência Brasil

Foto: Arliss Amaro / SCC SBT
Foto: Arliss Amaro / SCC SBT

A tão esperada semana dos descontos chegou. Se antes era somente uma sexta-feira de promoções, a Black Friday agora passou a ser Black Week, uma semana inteira de ofertas e descontos para movimentar o comércio. Os lojistas mais dispostos estão se movimentando desde o início do mês e estampam faixas batizando suas ações de “Black November”. Para o comércio é a oportunidade de recuperar o lucro que o ano de pandemia tirou. “Estamos com alta expectativa, principalmente porque é a nossa chance de recuperar as vendas. Estamos confiantes que vai ser uma movimentação boa para os números”, espera o gerente de loja Marcílio Pieroni Junior.

Em um ano de tantas regras e protocolos, a Black Friday terá que seguir uma série de restrições por causa da COVID-19 e aquelas filas quilométricas nas portas das lojas logo cedo ficarão mais longas. Não pelo número de clientes mas pelo distanciamento de 1,5m entre as pessoas exigido pelas autoridades. Para garantir que as compras sejam tranquilas e seguras, a Guarda Municipal de Florianópolis vai intensificar a fiscalização nos principais pontos de comércio intenso da capital catarinense. “Sabemos que é um momento importante para os comerciantes, e queremos garantir a segurança de todos. Tanto da população quanto dos lojistas. Por isso a GMF estará presente em vários pontos da cidade, de comércio intenso, para apoiar os comerciantes na questão da segurança e também para evitar qualquer tipo de aglomeração”, explica Ivan Couto, Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis.

As regras são mesmas que já estão vigentes no protocolo estadual. É obrigatório o uso de máscaras nas ruas e no interior das lojas. As filas deverão respeitar o distanciamento de 1,5m e o álcool em gel deve ser disponibilizado nos estabelecimentos. Regras que já conhecemos, mas para os dias em que a circulação de pessoas pelas ruas e pelo comércio deve ser intenso, sempre vale a pena reforçar.

CUIDADO COM GOLPES

Outra dica que também vale o reforço é sobre o cuidado com os golpes, para não transformar sua Black Friday em “Black Fraude“. Segundo o PROCON/SC, no ano passado foram registradas 320 reclamações de consumidores, vítimas de ações fraudulentas na internet. Entre as ocorrências mais comuns estão os sites falsos. “É importante o consumidor ficar atento à procedência dos sites, tanto das lojas online quanto das novas plataformas de vendas, os chamados marketplaces. Todo cuidado é pouco na internet.” alerta Tiago Silva, diretor do órgão de proteção ao consumidor. Os sites confiáveis geralmente tem uma boa reputação nos comentários das redes sociais além dos portais de reclamação online. Por isso vale uma boa pesquisa antes de confirmar a compra. Tomados os devidos cuidados, todos liberados para aproveitar os descontos e garantir aquele item dos sonhos. Mas é claro, sempre com consciência e segurança. Boas compras!

SERVIÇO:

PROCON/SC  – Telefone 151
www.procon.sc.gov.br
www.consumidor.gov.br

Confira reportagem do SBT Meio-Dia

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×