Meio Ambiente Compartilhar
Resgate

Baleia-jubarte encalha em praia de São Francisco do Sul

A baleia foi monitorada durante a noite e foi à óbito por volta das 6h da manhã.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: R3 Animal
Foto: R3 Animal

Na noite desta quinta-feira (10), o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Univille) recebeu alguns acionamentos informando sobre uma baleia viva encalhada próximo à zona de arrebentação da Praia Grande, em São Francisco do Sul (SC).

Nossa equipe se deslocou até o local e constatou que se tratava de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae). Realizou o contato imediato com a equipe responsável pelo kit de desencalhe de grandes cetáceos do PMP-BS, Instituto Australis, seguindo as orientações do Plano Nacional para Atendimento a Encalhe de Grandes Cetáceos.

O animal estava caquético, com baixa frequência cardíaca e respiratória. Apresentava um forte quadro de debilidade associado a grande quantidade de piolhos de baleia, chegando a formar “manchas” em diversas regiões do corpo. A baleia foi monitorada durante a noite e foi à óbito por volta das 6h da manhã.

De acordo com a equipe técnica (veterinário, necropsista e biólogos) a baleia é um indivíduo subadulto de 12 metros de comprimento e peso estimado em 20 toneladas. A equipe do PMP-BS/ Univille está no local realizando o procedimento de necropsia no animal.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×