Esporte Compartilhar
Recomendações sanitárias

Associação de Treinadores de Corrida lança manual de orientações para atividades físicas ao ar livre

O Manual chega para orientar profissionais da Educação Física e praticantes de atividades físicas sobre como se proteger durante caminhadas, corridas e atividades de ciclismo.

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: ATC-SC | Divulgação
Foto: ATC-SC | Divulgação

A pandemia de Covid-19 alterou hábitos e atividades econômicas e sociais em todo o mundo. Academias fechadas, partidas de futebol canceladas, praças e quadras esportivas impedidas de serem usadas. A prática esportiva precisou ser repensada e adaptada para ajudar a frear a propagação do vírus. Mesmo com o início da vacinação, a população terá que continuar mantendo as medidas sanitárias como utilização de máscara e evitar aglomerações.

Pensando nisso a Associação dos Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC-SC) lançou na manhã dessa segunda-feira (18), o “Manual de Orientações para os praticantes de atividades Físicas ao Ar Livre“. O Manual chega para orientar profissionais da Educação Física e praticantes de atividades físicas sobre como se proteger durante caminhadas, corridas e atividades de ciclismo.

Além de seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, o Manual possui como base as recomendações de cada modalidades esportiva. Além disso, Fabiano Braun, diretor da ATC-SC, afirma que o documento visa orientar à prática de acordo com a realidade atual do Estado.

“A gente vem monitorado todos os decretos, principalmente os estaduais. Lembrando que cada cidade tem suas particularidades e seus decretos. Nós queremos que esse documento seja de orientação mas também que possa ser um instrumento de referência da prática da atividade física para os municípios”.

Criação do Manual

Dividido em ações que devem ser seguidas por profissionais da Educação Física e para atletas, o Manual foi elaborado durante um mês e com apoio de todos os treinadores associados. “As assessorias perceberam que diante das muitas informações recebidas, a população em geral, principalmente os praticantes de atividades físicas, estavam com informações desencontradas e muita fake news. Então procuramos criar o manual como intuito de orientar com informações fidedignas e cientificas”, afirmou Braun.

manual ATC
Foto: ATC-SC | Divulgação

Profissionais da Educação Física

Usar máscara de proteção é indispensável tanto pra quem ensina e supervisiona a prática esportiva, como para o atleta em momentos que esteja em contato com outros colegas. O treinador deve orientar seus alunos sobre as boas práticas de higiene e prevenção de contágio, além de proporcionar um ambiente seguro, controlando o número de atletas e o distanciamento entre eles.

O manual destaca a importância da boa higienização das mãos e a eficiência da prática. Devendo ser realizada em cinco momentos

  • Antes do contato com o atleta/aluno;
  • Antes de fazer a demonstração com equipamentos e/ou aparelhos;
  • Após risco de exposição a fluidos biológicos: secreção, catarro, etc.;
  • Após o contato com o aluno/atleta;
  • Após contato com áreas próximas a usuário, mesmo sem contato direto.

Alunos e Atletas

Aos praticantes de atividades físicas fica a responsabilidade de seguirem as recomendações de segurança dos profissionais da Educação Física. Durante o exercício de caminhada ou corrida, se estiver de forma isolada ou com distanciamento, o atleta não terá a obrigação de utilizar a máscara. Entretanto, durante o aquecimento ou quando estiver próximo de outros atletas a máscara se torna indispensável.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.