Sábado, 17 de abril de 2021.

Tatiana Tendo Tempo

[email protected]
Personal Organizer desde 2014. Especialista em Organização Residencial e Corporativa.
Colunistas compartilhar compartilhar

As maiores mentiras sobre organização

Conheça as principais mentirinhas sobre organização e saiba como fugir delas

Data de Publicação: 01/04/2021 16:01

Já que hoje é o DIA DA MENTIRA, resolvi compartilhar com vocês, algumas mentirinhas sobre ORGANIZAÇÃO:

“EU ME ACHO NA MINHA BAGUNÇA”

Acredito que essa seja a mentirinha mais comum, mas acredite, apesar de parecer inofensiva, ela não é não; afinal, você pode até se encontrar na bagunça, mas já parou para pensar quanto tempo você perde por conta dessa bagunça? Faça as contas, tenho certeza de que você se assustará com o resultado.

“DEPOIS EU ORGANIZO… NA SEMANA QUE VEM EU COMEÇO”

Quantas vezes você já falou isso e procrastinou a organização? Pare de adiar, comece, faça por partes, organize pequenos espaços por vez e quando você menos esperar, tudo estará organizado. Encontre um lugar adequado para cada tipo de coisa e faça isso de maneira prática e lógica. E, não seja tolerante consigo mesmo: estabeleça um plano e um prazo, definindo quanto tempo você precisará dedicar por dia, e quando você vai terminar a organização. O IMPORTANTE É SER RESILIENTE, NÃO DESISTIR, E ACREDITE QUE A ORGANIZAÇÃO É UM CAMINHO SEM VOLTA.

“GOSTO DE DAR LIBERDADE PARA AS MINHAS COISAS, NÃO QUERO NADA PERFEITO”

Não se atenha à perfeição, pois na organização o que tem mais valor é a FUNCIONALIDADE. Sua casa nunca estará totalmente perfeita, até porque, ela está em constante movimento, mas você pode e deve fazer com que ela seja um lugar muito melhor para você e sua família; ainda mais que a nossa casa passou a ser protagonista em tempos de Pandemia. Aqui, vale a regra “ANTES FEITO, DO QUE PERFEITO”.

“A ORGANIZAÇÃO NÃO TRAZ NENHUM BENEFÍCIO”

A organização traz inúmeros benefícios não só para você, como para toda sua família, o bem-estar tem ligação direta com a organização. Faça o comparativo da sua rotina com a casa organizada e com ela desorganizada, as diferenças saltam aos olhos.

“A ORGANIZAÇÃO NÃO ME TRAZ TEMPO”

Um dos maiores benefícios da organização é justamente esse, o ganho de tempo. Quando me tornei Personal Organizer, o nome TENDOTEMPO me veio em mente justamente por isso, já que o tempo é algo finito, nosso dia tem apenas 24 horas e precisamos aproveitá-la da melhor forma possível. Por isso, não subestime os benefícios da organização, pois quando sua rotina e casa estão organizadas, você não perde tempo com coisas desnecessárias. Você sabia que em um ambiente organizado tudo é encontrado em até 30 segundos? Acredite, pois é verdade; e isso se deve justamente à lógica e às técnicas de organização. E se você ainda não se convenceu que a organização traz tempo, faça o cálculo de quantos minutos você perde diariamente procurando algo que não encontra em sua própria casa, o resultado é assustador.

“A ORGANIZAÇÃO NÃO ME TRAZ ECONOMIA”

Outra mentira, a organização traz muita economia, quando você tem uma rotina organizada você economiza não só tempo, como energia e dinheiro também. Experimente ir ao supermercado sem uma lista de compras, ou ainda, tente fazer a lista com a despensa desorganizada. A diferença no valor da compra será gritante, sem contar que quando a despensa está desorganizada, o risco de perder produtos por conta da validade é grande.

“ORGANIZAÇÃO É ALGO FÚTIL E SUPÉRFLUO”

A organização passa longe da futilidade, muito pelo contrário, pois ela ajuda as pessoas a focarem no que realmente importa. Com uma vida organizada, a energia flui melhor, o consumo passa a ser consciente, você otimiza os espaços e gere adequadamente o seu tempo.

“ORGANIZAR CUSTA MUITO CARO”

Muito pelo contrário, primeiro porque você pode organizar sozinho utilizando alguns minutos do seu dia para essa função. E segundo, caso você opte por contratar um Personal Organizer, tenha a certeza que o valor da sua hora de trabalho é muito maior do que o valor da hora de um Organizer; sem contar que ele trará soluções definitivas e assertivas para o seu problema de organização. Quanto aos produtos organizadores, você pode utilizar o que tem em casa, usando e abusando de criatividade. Mas, caso opte por comprar organizadores, faça suas escolhas levando em consideração o melhor custo benefício e versatilidade dos produtos, é um investimento duradouro e com inúmeros benefícios.

“SÓ É ORGANIZADO QUEM TEM TOC”

Não, a organização não é um Transtorno Obsessivo Compulsivo. Alguém com TOC têm urgência, precisa executar a ação, não consegue deixar de fazer e sofre com isso. Quem tem organização na personalidade arruma por prazer e por saber dos benefícios que ela traz, não por não conseguir se controlar. É importante deixar claro que ninguém desenvolve TOC do dia para a noite e que é improvável que o prazer por organização ou limpeza evoluam para o quadro de TOC.

“CONTRATAR UM PERSONAL ORGANIZER, PRA QUÊ? ELE VAI QUERER JOGAR TUDO FORA”

Isso não é verdade pois, quando um Personal Organizer é contratado, ele apenas te auxilia no desapego, indicando o que pode ser doado, descartado, consertado ou vendido. E não se preocupe pois tudo será feito com a sua supervisão e consentimento.

“CONTRATAR UM PERSONAL ORGANIZER, PRA QUÊ? ELE VAI ME JULGAR E PIOR, CONTARÁ PARA TODOS O QUE VIU NA MINHA CASA”

Mentira. Um Personal Organizer jamais fará julgamentos sobre a sua rotina, principalmente porque a Organização é o objetivo final de seu trabalho. Além disso, a confidencialidade é imprescindível na nossa profissão. Fique tranquilo pois todos os Organizers sofrem de amnésia pós-projeto.

“NÃO ME DESFAÇO DISSO PORQUE GANHEI DE PRESENTE”

Nada impede você de se desfazer de um presente que ganhou e não gostou ou que não tem mais identidade com você. Você não estará “traindo” a pessoa que te presenteou se por acaso, trocar por algo que realmente goste e vá ser útil, ou se você doar para outra pessoa que precise mais que você. Pense nisso! Além de se organizar, você ainda ajuda outra pessoa! Mas se você ainda não está seguro, tire uma foto usando o seu presente e mande com um recado carinhoso para quem te presenteou.

“NÃO ME DESFAÇO DISSO PORQUE TEM UM VALOR SENTIMENTAL”

Alguns objetos realmente tem um enorme apelo sentimental e merecem ser guardados. Mas se o desapego for uma decisão consciente utilize a tecnologia a seu favor já que você pode digitalizar documentos, cartas, ingressos, trabalhos escolares e fotos. Assim, apesar dos objetos serem descartados, as memórias ficarão preservadas.

“NÃO ME DESFAÇO DISSO PORQUE PAGUEI MUITO CARO”

Se o desapego é difícil mesmo você tendo a certeza de que não usará mais aquele objeto, que tal vender? Ao vender você recupera uma parte do dinheiro que gastou e vai sobrar espaço para o que realmente te faz feliz! Pense nisso!

“NÃO ME DESFAÇO DISSO PORQUE POSSO PRECISAR UM DIA”

Não descarto porque… vai que… primeiramente, eu gostaria de saber se você realmente sabe onde estão todas essas coisas dentro da sua casa. Acredito que não sabe, até porque, elas não são prioridades na sua vida. E, não sendo prioridade, elas ficam ocupando caixas, cantos de armários, prateleiras altas que ninguém nunca olha, e assim por diante. E pior, quando você realmente precisa; ou você não lembra que tem, ou não encontra. Resumo, tenha em casa, apenas o que realmente é útil para você e sua família.

“NÃO ORGANIZO PORQUE NÃO CONSEGUIREI MANTER”

A manutenção da ordem acontece quando a organização é feita com base nas suas necessidades e prioridades. A sua casa precisa ser organizada seguindo a sua zona de conforto, respeitando o seu estilo de vida. Tenho certeza que guardando os itens dentro dessa lógica, você vai conseguir manter a organização de uma maneira orgânica e automática.

Então, qual dessas mentiras você já ouviu? Me conte aqui nos comentários!

Beijinhos e até mais! #somosespelhos


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desse site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Se inscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Resposta em linha
Ver todos os comentários
Veja Também
publicidade
Botão Topo Botão Topo
fale conosco
siga-nos
© Copyright 2020 SCC - Sistema Catarinense de Comunicações.