Colunistas Compartilhar
Dianele Bortoli

As cores traduzem sentimentos e emoções. Conheça o significado de cada uma delas!

As cores são mais que particularidades físicas da luz, trabalham o psíquico e fisiológico de cada pessoa.

• Atualizado

Dianele Bortoli

Por Dianele Bortoli

Pixabay
Pixabay

Na coluna anterior, falei sobre a importância das cores e dos tons no nosso dia a dia. Desta vez, irei falar sobre o significado de cada uma delas.  As cores são mais que particularidades físicas da luz, trabalham o psíquico e fisiológico de cada pessoa. Elas transitam entre sentimentos e características – do amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância à feiura, do moderno ao antiquado – tudo vem das vivências da nossa infância que estão enraizadas em nossos pensamentos. Elas afetam nossa emoção e nossa razão. Dependendo do momento, cada cor atua de um modo diferente, como exemplo a cor vermelha: ela pode ter o efeito erótico ou brutal – nobre ou vulgar.

“Usar as cores de maneira bem direcionada significa poupar tempo e esforço.” (A psicologia das Cores)

As cores e os seus significados

Branco

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Esta cor transmite paz, perfeccionismo, dignidade, pureza e inocência. Passa sentimento de modéstia, estabilidade, harmonia e calma. É vista como sofisticada e detona limpeza, clareza, positividade e fé. Quando usado o branco como base para outras cores, passa harmonia. Comunica humildade e transmite uma pessoa verdadeira, confiável e simples. Os tons frios transitem modernidade, já os tons queimados (off White) traduzem sensualidade.

Cinza

Arte sobre foto reprodução Pinterest

O cinza é uma cor neutra e não interfere em nenhuma combinação, bem pelo contrário, ele fica lindo com todas as cores. É bom usá-lo quando quer mostrar neutralidade em alguma situação/questão. Também transmite profissionalismo, sabedoria, conservadorismo, equilíbrio, estabilidade, sucesso e qualidade. Mas pode passar sentimento de indecisão e desanimo. Ele é a base do prateado, que traz inovação, tecnologia, novidade e modernidade. E, quanto mais escuro a cor cinza, transmite mais seriedade e sofisticação.

Cuidado em usá-lo em excesso (como look monocromático ou em dias cinzentos) pode demonstrar ausência de energia, frieza e te deixar melancólica.

Preto

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Está cor transmite mistério, luto, tristeza, dor, pessimismo, luxo, formalidade, sofisticação, distinção e seriedade. Uma das cores mais usadas, possui associações tanto positivas quanto negativas.

A cor preta consiste na cor mais escura de todas e simboliza respeito, morte, isolamento, medo, solidão. O preto comunica elegância, classe, poder, prestigio, sedução, sobriedade e modernidade. Passa sensação de segurança/proteção, pelo fato das pessoas se sentirem discretas e seguras usando ele, a famosa frase “com preto não vou errar”. Mas hoje em dia muitas pessoas usam por insegurança. Quem geralmente usa preto são: fotógrafos, cerimonialistas de casamentos … pessoas que não podem se destacar/aparecer, poucas pessoas usam preto por estilo.

O look total preto passa agressividade e angústia.

Curiosidade: a coloração preta significa que existe a absorção de todas as cores da radiação luminosa. Assim, a coloração preta absorve a radiação solar. Por esse motivo, se usarmos roupa preta em um dia de sol e de altas temperaturas, a sensação de calor será́ maior.

Roxo

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Vamos falar sobre o roxo… se você̂ quer melhorar sua vibração espiritual ou passar mistério, o roxo é a cor ideal. Ele também passa respeito, sinceridade e mostra que você̂ quer estar aberta a transformações. Ela está relacionada a nobreza, meditação, dignidade, sabedoria, criatividade, sensualidade e extravagância. Tons mais azulados remetem ao masculino, os avermelhados ao feminino. Os tons de malva passam leveza e espiritualidade.

Evite ou tenha cuidado em usar esta cor no ambiente de trabalho (principalmente tons escuros e vibrantes) pois tem associação com o ego, o excesso dela deixa as pessoas de mau-humor e pesa o ambiente.

Rosa

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Rosa é a cor do romantismo, do amor e da suavidade. O rosa é uma cor variante do vermelho, por isso passa também sensualidade, carinho, força, amabilidade, feminilidade e delicadeza.

Use rosa claro se quiser demonstrar compaixão, doçura, delicadeza, acessibilidade, suavidade e confiança. Assim, demonstra ser uma pessoa empática e de boas intenções (boa para ações sociais). Já o rosa pink passa sensualidade, paixão, força, personalidade e ousadia. E os tons de pêssego/tangerina passam romantismo.

Vermelho

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Está cor transmite sensualidade, desejo e paixão. A cor da aproximação e do encontro. Superenergética, transmite movimento, conquista, extroversão e coragem. Mas o excesso pode passar perigo, ira e agressividade. Os tons mais fechados passam sofisticação, os mais amarelados e alaranjados transmitem sensualidade e os vermelhos mais azulados passam poder, energia e liderança.

Se você̂ for uma pessoa mais introspectiva, tenha cuidado ao usar o vermelho com preto e roxo, pois ele passa a sensação de agressividade, pesando. O uso mais comum do vermelho é associado a sedução, mas ele também passa liderança, produtividade e dinamismo. Se os tons escolhidos forem tons mais fechados/ escuros demontra requinte, elegância e sofisticação. Se quiser chamar atenção, vá́ de vermelho. Caso a ideia seja contraria, evite!

Dica: se precisar que as pessoas prestem atenção no que você̂ está falando (seja reunião/ palestra...) use somente um batom vermelho. Elas prestarão sempre a atenção em sua fala!

Marrom

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Esta cor na roupa é considerada neutra, serve de base para outras. Ela transmite simplicidade, praticidade, aconchego, credibilidade, intimidade, estabilidade e profundidade. Tem relação com terra e natural, dando um ar de disciplina e humildade. Os tons escuros passam confiabilidade, os tons mais quentes transmitem sensualidade e acessibilidade e já os tons rosados requinte – “status”.

Cuidado com o excesso de marrom, pois pode transmitir sensação de melancolia.

Laranja

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Esta cor é energia pura! Por ela ser energética é ótima para usar na prática esportiva e em academias. Usar em uniformes de lanchonetes e restaurantes estimula o apetite. Para ambientes de trabalho revela uma pessoa objetiva e determinada. Cor do fogo, movimento e força. Transmite euforia e contentamento. Evoca sentimentos de humor, espontaneidade, alegria e prazer.

Use- o para comunicar sucesso, prosperidade, cordialidade e transmite uma pessoa amigável, de personalidade, segura e autoconfiante. Ótimo para entrevista de emprego pois ajuda na agilidade mental. Tenha cuidado com os excessos.

Os tons salmão, coral e adamascados são mais sofisticados/ refinados, já os mais intensos passam força.

Amarelo

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Uma cor quente, ligada a criatividade. Por ser a cor base do dourado, transmite riqueza, poder e prosperidade. Esta cor passa alegria, felicidade, otimismo, cooperação, imaginação, inteligência, sonho, quebra de barreiras mentais, originalidade e ação.

Superindicado para usar quando você̂ precisa trabalhar a criatividade, inteligência ou para se sentir confiante, pois esta cor estimula a atividade cerebral. Além de ser a cor mais visível a olho nu, ela ajuda a desinibir e passar ideia de jovialidade. Tons dourado transmitem riqueza, luxo e prestígio. Os tons mais vivos/intensos despertam a criatividade e podem até causar ansiedade. E, os tons claros, representam a luz do intelecto.

Mas tome cuidado! Usar no look todo traz a sensação de uma pessoa volúvel e infantil.  A dica é combinar com cinza.

Verde

Arte sobre foto reprodução Pinterest

O verde é uma cor fria e sua ligação é com a natureza e sustentabilidade. Transmite crescimento, juventude, fertilidade, saúde, cura, esperança e renovação. Passa sentimento de bem-estar, harmonia, relaxamento, confiança, sensibilidade, boa sorte.

Você̂ sabia que o verde deixa o sistema nervoso relaxado? Sim! Então a dica é escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Além disso ele passa confiança, equilíbrio e segurança.

O verde limão é energético (mas não fica bem para todos os tons de pele). Os tons azulados de verde passam nobreza; os tons claros calmaria e novidade; já́ os escuros, virilidade, nobreza e prestígio. Cuidado com o excesso pode demonstrar soberba e inveja.

Azul

Arte sobre foto reprodução Pinterest

Esta cor transmite sensações de calma, relaxamento, intelectualidade, serenidade, fluidez, gentileza, tradição, tecnologia e harmonia. Ideal para usar quando precisar de clareza mental, reduzir o estresse, ou transmitir ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade.

Os tons mais escuros do azul como Royal ou Marinho remetem ao conservador, comunicam profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza. Transmitem honestidade e organização. Os tons claros passam calma, paz, frescor, suavidade e aconchego. Os vibrantes como o Turquesa, são alegres, transmitindo comunicação e criatividade. Já o Anil representa magia, espiritualidade e purificação.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.