Coronavírus Compartilhar
Situação preocupante

Após instalar gabinete de crise, governador Carlos Moisés vai a Chapecó nesta terça

"Estarei em Chapecó para fazer tudo o que for necessário para cuidar de todos os catarinenses", afirmou o governador nas redes sociais

• Atualizado

Vitória Hasckel

Por Vitória Hasckel

Foto: Maurício Vieira | Secom
Foto: Maurício Vieira | Secom

O governador Carlos Moisés anunciou em suas redes sociais que nesta terça-feira (16) irá a Chapecó para “fazer tudo o que for necessário para cuidar de todos os catarinenses” e para ajudar a frear o avanço de casos de Covid-19, na região oeste Catarinense.

No início da tarde, Carlos Moisés fará uma visita ao Hospital Regional do Oeste para vistoriar a Unidade de Saúde. Após isso, o governador se reunirá com prefeitos, lideranças locais e secretários de Estado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Chapecó (Cigerd).

https://www.instagram.com/p/CLVOXtapBrB/?igshid=n0xfqvw3xjq

A visita ao município ocorre em meio ao aumento significativo de casos de Covid-19 e a lotação de UTIs na região Oeste. Para auxiliar a Prefeitura de Chapecó neste momento, o Governo do Estado instalou um gabinete de crise no município. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani já estão em Chapecó e na tarde desta segunda-feira (15), realizaram uma coletiva de imprensa para esclarecer as medidas que estão e serão tomadas.

Ações de enfrentamento contra Covid-19 em Chapecó

O Governo de Santa Catarina, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (15), para abordar as ações de enfrentamento contra a Covid-19 na região do Oeste. Participam da coletiva o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, além do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o superintendente do Ministério da Saúde em SC, Rogério Ribeiro.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues iniciou a coletiva afirmando a necessidade da coletividade nas ações “de nada adianta restringir e fazer decretos se não tivermos atitudes paralelas.”, afirmou o prefeito. João Rodrigues destacou que governo Federal, do Estado e do Município estão unidos para trabalhar em conjunto para solucionar o problema.

Leitos de UTI

A expectativa inicial para a região do Oeste é a abertura de 22 novos leitos para auxiliar a situação na região. “Tenho certeza que até o final da semana teremos nova estruturação de leitos em Chapecó”, garantiu o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Além disso, destacou que em caso de necessidade, hospitais de outras regiões poderão receber pacientes. O secretário afirmou ainda que a estrutura do Oeste será mantida enquanto for necessário.

Aumento significativo de casos no Oeste

André Motta Ribeiro destacou que o vírus se adapta à diversas regiões, com diferentes climas. Entretanto, reafirmou que as ações da população impactam diretamente no aumento dos casos, sendo necessário manter a utilização de máscaras, distanciamento social e as demais medidas de segurança contra Covid-19. Além disso, o secretário não descartou a circulação de novas cepas na região, o que pode ter contribuído para o aumento de casos e internações “É fato que as cepas estão circulando pelo país inteiro”, disse André Motta Ribeiro.

Viajantes e imigrantes

Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, afirmou que o município é um dos lugares que mais recebe viajantes e imigrantes que passam pelo Amazonas para chegar à Chapecó, sendo assim, a circulação das cepas do vírus se torna mais preocupante na região. “Não temos nenhum controle em relação aos estrangeiros. Por mim, nós não recebemos mais nenhum imigrante, não sabemos se está vacinado, se não está”, afirmou ele. Além disso, o feriado de Carnaval preocupa o município: “Daqui 15 dias teremos um novo pico aqui, muitos jovens se misturando, em festa, passando o Carnaval no Litoral e quem paga a conta é a comunidade que permanece aqui”, complementou.

De quem é a culpa?

“A culpa é de um por um, não temos a quem culpar. Nós temos que fazer nossa parte. A gestão pública fez sua parte, dinheiro não faltou”, afirmou João Rodrigues. Além disso, o prefeito destacou a importância de organizar a estrutura dos hospitais. “Se cada um não se cuidar, abra 50 hospitais que não serão suficientes enquanto não tiver vacinação em massa”, finalizou o prefeito de Chapecó.

Chegada de vacinas

Sobre o plano de vacinação estadual, André Motta Ribeiro destacou que Santa Catarina possui a estrutura necessária para realizar a vacinação. Entretanto, destacou que a aparente demora do estado em vacinar está relacionada a idade da população. “Nossa fase 1 possuí menos quantitativo de pessoas para serem vacinadas do que o restante da população”, disse o secretário de Estado da Saúde, que ainda destacou que a média de velocidade de aplicação das doses do Estado é superior à média brasileira. Contudo, garantiu que é necessário que o processo de vacinação em SC seja acelerado.

Investimento

Segundo o chefe da Casa Civil, Eron Giordani, o Estado não medirá esforços para resolver a situação de Chapecó, disponibilizando o valor necessário para que as ocupações de leitos diminuam e a situação do Oeste melhore. “Estamos aqui hoje para identificar o problema, planejar as ações e a partir dai quantificar os valores que precisarão ser empreendidos para isso (…) Uma frase que o governador falou é que nossa missão, nosso trabalho, é cuidar de vidas e perguntar o quanto custa e quanto será gasto nesse momento chega a ser cruel”, finalizou Eron Giordani


Leia mais:

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×