Coronavírus Compartilhar
Número se perdeu na curva

Após descoberta de falha na contagem, SC tem mais 30.913 mil casos de Coronavírus

O número total passa para 179.746 mil e não mais 146.864 mil, como divulgado no domingo (30).

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

Imagem: Freepik.
Imagem: Freepik.

30.913 casos de coronavírus precisaram ser acrescentados ao número total de infectados no estado, pois o governo estadual encontrou uma falha de acompanhamento dos números no sistema. Sendo assim, após descoberta, o número total passa para 177.777 mil e não mais 146.864 mil, como divulgado no domingo (30).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) informa que desde a última semana estava trabalhando junto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para esclarecer divergências no número de casos de COVID-19 entre municípios e Estado, reavaliando caso a caso os exemplos que os municípios forneceram. Todos os parâmetros utilizados na integração dos sistemas que compõem a estrutura de dados de controle da crise sanitária foram revisados, e foram identificados duas necessidades de aprimoramento:

1 – Casos que possuíam mais de uma notificação com critérios de confirmação diferentes, ou seja, uma notificação como caso confirmado e outra notificação do mesmo indivíduo, como caso descartado. Quando um caso como esse surgia, ele não era contabilizado. Foi necessário realizar ajustes na estrutura de dados para que esses casos passassem a ser contabilizados como casos confirmados.

2 – A plataforma SC Digital recebe a informação de todos os testes para COVID-19 realizados pelos laboratórios privados, independente da metodologia aplicada. Estas informações são transferidas através de uma planilha para a estrutura de dados. Tendo em vista que os resultados dos testes não são inseridos no SC Digital de forma padronizada, não era possível que a plataforma conseguisse realizar a leitura de todos os casos confirmados.

Exemplo: Muitos resultados de testes sorológicos aparecem como números, o resultado pode ser considerado como um caso de COVID-19 a partir de um valor de referência, estes casos não podem ser inferidos por meios automáticos.

Ressaltamos que estas inconsistências não influenciavam na contabilização dos óbitos.

Após a análise detalhada da estrutura de dados, que demandou um período de tempo considerável, foi possível detectar as inconsistências e realizar a correção de todos estes parâmetros.

A SES informa que, para aperfeiçoar este processo será disponibilizado em parceria com o CIASC e o Ministério Público (MP) a estrutura de dados completa a cada município, a fim de que estes possam avaliar, confrontar com os seus dados e/ou sistemas próprios, apontar as inconsistências e corrigir as informações na origem, quando necessário.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×