Fabio Schardong

Jornalista com 32 anos de profissão. Comunicador na Rádio Chapecó desde 2005.


Colunistas Compartilhar
Fabio Schardong

Se a “abstenção” concorresse em Chapecó, só perderia para o prefeito eleito

Nesta análise sobre as Eleições 2020 em Chapecó, “brancos e nulos” seriam vereadores.

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Chapecó tem 21 cadeiras na Câmara de Vereadores. Da atual composição do Legislativo, um terço não concorreu à reeleição ou concorreu a prefeito ou vice. É o caso do vereador Itamar Agnoletto (PP), eleito vice-prefeito de João Rodrigues (PSD). 

Márcio Sander (PSDB) e Cleiton Fossá (MDB) tentaram o cargo de prefeito e não se elegeram. Astrit Tozzo (PSD), Diego Alves (PP), Jatir Balbinot (PDT) e o presidente Ildo Antonini (DEM) não disputaram a eleição.

Dos 14 que tentaram, 11 se reelegeram: Adão Teodoro (PSD), Aderbal Pedroso (PSD), Claimar de Conto (PP), Derli Maier (MDB), Ivaldo Pizinatto (PSL), João Marques Rosa (PSL), Luiz Paulo Cararo (PSD), Marcilei Vignatti (PSB), Neuri Mantelli (MDB), Valdemir Stobe (PTB) e Valmor Junior Scolari (PSD).

Tentaram e não se elegeram os vereadores Cleber Ceccon (PT), João Siqueira (PP) e José Célio Portela (PSL). Dez novos vereadores, em relação a atual legislatura, assumem em janeiro. Retornam Cesar Valduga (PCdoB) e Elisiani Sanches (PSD), que haviam sido eleitos em pleitos passados. Claudair Alberto Sanzovo – Sica (PSL), Professora Deise (PT), Professora Sueli Suttili (PSD), Fernando Cordeiro (PSC), André Kovaleski (PL), Nelson Krombauer (PP), Wilson Cidrão (Patriota) e Valdir Carvalho (PT) estreiam como vereadores eleitos na Câmara de Chapecó.

Meus pensamentos

Eu acreditava em mais de seis candidatos a prefeito, foram sete. Pensava que pelo menos oito vereadores ficariam e 11 se reelegeram. Supunha que Cordeiro e Sanches teriam êxito e foram eleitos. Imaginava que o PCdoB colocasse dois vereadores e, em caso de apenas um, fosse o Paulinho da Silva. No entanto, o ex-deputado Valduga o ultrapassou em votos. Cidrão me surpreendeu, embora a causa animal defendida seja forte. 

Tinha em mente uma boa votação de Sutili e ela ficou na faixa intermediária, na 13ª posição. Tathy Giuriatti, que tem muitos seguidores no Instagram e viralizou certa vez na web com críticas, entre outros, ao STF, para mim seria 8 ou 80. Com 601 votos foi “oito”. Ela ficou cinco votos a frente de Valdinei Caldart, que mais segue do que é seguido na mesma rede social. 

Números   

Os seis mais votados são vereadores reeleitos, o que mostra a força do cargo e maior facilidade para fazer campanha, até levando em conta os anos de exposição e maior identificação com o público. 

Alguns números me surpreenderam, entre eles a baixa votação geral para a Câmara de Vereadores. O mais votado não chegou aos 2.400 votos, ninguém disparou; a baixa votação de Márcio Sander a prefeito, 1.678 votos; a diminuta votação da chapa do PSDB, apenas 1.839; o mesmo ocorreu com o PDT, que teve 906 votos, provavelmente decorrente das disputas internas e debandada de alguns na janela partidária de março. 

Quase 9 mil anularam ou votaram em branco para prefeito. Para vereador foram mais de 10 mil. Outros 36.565 eleitores não saíram de casa para votar.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×