Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Colunistas Compartilhar
Cibelly Favero

Aluguel sobe 25%: é hora de negociar!

Se o ano de pandemia justifica a alta do IGPM, o cenário também é argumento pra você negociar uma taxa mais acessível.

• Atualizado

Por

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil.

Se você pagava R$ 1.000,00, vai ter que desembolsar R$ 1.250,00. E não tem choro, se tá no contrato tem que pagar! Mas ninguém esperava um reajuste assim. E em um ano totalmente atípico, vale negociar.

O reajuste para quem paga aluguel é medido, tradicionalmente, pelo Índice Geral de Preços – Mercado, o IGPM. Conhecido popularmente como “índice do aluguel”. Que neste ano, subiu quase 25% e gerou discussões sobre a troca por outro índice de inflação.

Em entrevista no SBT Meio-dia, o assessor financeiro Paulo Filipe de Souza explicou que uma boa troca seria pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. Que no acumulado do ano teve variação de 4,22%, valor quase seis vezes inferior ao IGP-M medido no mesmo período.

Tem que negociar

Segundo o Paulo, uma negociação entre proprietários e inquilinos pode ser feita para a um acordo que fique bom para ambos. Porque apesar de quase todo contrato de locação prever reajuste com base no IGP-M, ele não precisa ser necessariamente adotado entre as partes.

Novos contratos

Fica mais fácil fazer esta negociação em novos contratos. Se você pretende alugar um imóvel, converse antes, analise o contrato e negocie não só que índice de inflação será aplicado, como possíveis multas e período do contrato. Vale a pena perguntar à imobiliária ou ao proprietário se há a possibilidade de alinhar o contrato ao IPCA.

Se o ano de pandemia justifica a alta do IGPM, o cenário também é argumento pra você negociar uma taxa mais acessível. Afinal, para o proprietário também é importante manter um bom inquilino no imóvel.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.