Dolmar Frizon

É colaborador da Fecoagro e editor-chefe do programa Cooperativismo em Notícia, veiculado pelo SCC SBT. Foi repórter esportivo por 22 anos.


Colunistas Compartilhar
Dolmar Frizon

Agronegócio de Santa Catarina em luto com a morte de Gerson Catalan

Ele foi um dos idealizadores e um dos principais responsáveis (ao lado da Cidasc) pela elevação do status sanitário do Estado a área livre de aftosa sem vacinação

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O agronegócio catarinense amanheceu de luto nesta sexta-feira (19) com o falecimento, em Xanxerê, do médico veterinário Gerson Catalan. Ele foi um dos idealizadores e um dos principais responsáveis (ao lado da Cidasc) pela elevação do status sanitário do Estado a área livre de aftosa sem vacinação, condição que deu a Santa Catarina liderança internacional no mercado mundial de proteína animal.

Catalan foi extensionista rural da extinta ACARESC, diretor da Seara, fundador e conselheiro técnico do Instituto Catarinense de Defesa Agropecuária (ICASA). Vítima da covid-19, morreu aos 77 anos. Era casado com Tânia Catalan com quem tinha dois filhos. O sepultamento ocorrerá no jazigo da família, em Chapecó.

O passamento de Gerson Catalan gerou comoção no meio agroindustrial. A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) e a Associação das Indústrias de Carnes e Derivados em Santa Catarina (AINCADESC) emitiram nota na qual lamentam, com profunda consternação, a perda do dirigente.

No ano passado, Santa Catarina completou duas décadas sem vacinar os rebanhos bovinos contra a febre aftosa. Essa medida foi decisiva para a obtenção do status sanitário de área livre da aftosa sem vacinação, conquista que contou com cooperação do ICASA (juntamente com a Cidasc) e teve como um dos principais artífices o conselheiro técnico Gerson Catalan.

A febre aftosa é uma das mais temidas doenças dos grandes animais, a sua existência impede a comercialização de outras espécies, quer na forma viva ou de seus produtos cárneos e industrializados.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×