Cultura Compartilhar
Lei Aldir Blanc

Agentes culturais lageanos desenvolvem projetos premiados pelo Edital Chico de Assis

Os recursos são provenientes do Ministério do Turismo pela Secretaria Especial da Cultura e, em Lages, mais de 100 projetos culturais foram premiados nas sete setoriais de artes da cidade

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Gabriel Machado Luis
Foto: Gabriel Machado Luis

A Lei Emergencial da Cultura, Lei Aldir Blanc, é executada em Lages pela prefeitura, através da Fundação Cultural (FCL) com o Edital Chico de Assis. Os recursos são provenientes do Ministério do Turismo pela Secretaria Especial da Cultura e, em Lages, mais de 100 projetos culturais foram premiados nas sete setoriais de artes da cidade.

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, os proponentes premiados vêm desenvolvendo seus projetos, em sua maioria, utilizando recursos audiovisuais para a propagação das suas ideias em suas redes sociais. São lives, curtas-metragens, documentários e também podcasts e catálogos impressos, por exemplo.

O Edital Chico de Assis foi desenvolvido pela Fundação Cultural de Lages para atender ao inciso III da Lei Aldir Blanc. Os recursos foram divididos entre as sete áreas de artes e cultura compreendidas pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC): Blocos e Escolas de Samba; Tradicionalistas, Nativistas e Centros de Tradição Gaúcha; Teatro, Contação de Histórias e Danças; Música; Movimentos Étnicos e Artesanato; Literatura, Memória e Patrimônio, e Artes Visuais e Audiovisual.

Segundo o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, desde o início do processo de implementação da Lei Aldir Blanc em Lages, a proposta era oportunizar que todos os agentes culturais da cidade pudessem participar. “Percebemos que atingimos boa parte dos objetivos quando notamos que os projetos não estão só exaltando a nossa cultura em todas as partes, mas que também a economia criativa da cidade está em atividade, e que profissionais das artes estão conseguindo realizar seus trabalhos”, comenta.

Projetos unem diversas manifestações, movimentam a economia e promovem inclusão

Premiado no Edital Chico de Assis, na setorial de Teatro, Contação de Histórias e Danças, o projeto “Ressignificando a Canção”, da professora de danças, Karen Kriss, tem a proposta de homenagear as Sapecadas da Serra Catarinense através da dança. “Nossa proposta não é só oferecer uma homenagem ao Festival. Através do nosso projeto unimos duas manifestações lindas da arte, a música e a dança, e damos um novo significado a elas”, observa.

Foto: Maria Clara Vicenci Costa

A inclusão também está presente nas execuções de projetos da Lei Aldir Blanc pelo Edital Chico de Assis. O Coletivo Bapho, que integra a Rede Casa de Gente, foi premiado na setorial de Artes Visuais e Audiovisual com a websérie “Qual é o teu Bapho?”. “O audiovisual apresenta histórias de pessoas LGBTQIA+, propondo um diálogo sobre a realidade desta população em nossa cidade”, justifica o proponente do projeto e integrante da Rede Casa de Gente, Diego Neto.

Foto: Diony Sousa

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano apresentou o projeto “Dançando Nossa Terra” pela setorial Tradicionalistas, Nativistas e CTGs. A ideia principal da ação é mostrar as danças tradicionalistas com os monumentos históricos de Lages como cenários.

Foto: Gabriel Machado Luis

Para o prefeito Antonio Ceron, a Lei Aldir Blanc está atingindo mais que o objetivo principal, que é auxiliar o fazedor de artes e cultura que foi prejudicado na pandemia. “O que estamos percebendo é uma união de artistas em suas produções. Muita colaboração está ocorrendo e os recursos estão circulando entre esses profissionais. Também estamos notando um resgate da nossa história com projetos que irão ficar pra sempre em nossas memórias”, argumenta.

De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, o próximo passo da FCL é coletar todos os trabalhos dos proponentes e exibi-los no canal da Fundação no YouTube. “Também vamos disponibilizar todo o acervo dos agentes culturais no Museu da Imagem e do Som de Lages junto com as entrevistas que realizamos com os proponentes”, informa.

Prazo para a finalização dos projetos foi prorrogado

No dia 2 de março, atendendo a uma solicitação do prefeito Ceron, o superintendente Giba Ronconi e o Comitê de Operacionalização, Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc em Lages, emitiram resolução com o propósito de prorrogar o prazo de execução dos projetos premiados em Lages pela Lei Aldir Blanc com o Edital Chico de Assis em mais 30 dias, a contar da data do repasse financeiro (item 15.3 do Edital). Com isto, os agentes ganham mais prazos para finalizar e entregar suas obras para a comunidade.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×