Coronavírus Compartilhar
Agendamento de vacinas

Agendamento de vacinas contra a Covid-19 é reaberto em Blumenau para idosos com 75 anos ou mais

Com novas doses, a cobertura vacinal para o público entre 75 e 79 anos chegue a 47% em Blumenau

• Atualizado

Ana Carolina Silva

Por Ana Carolina Silva

Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.
Foto: Prefeitura de Blumenau / Divulgação.

Nesta quinta-feira, dia 18, Blumenau recebeu novas doses e reabriu o agendamento da vacina contra o Coronavírus para idosos com 75 anos ou mais. São cerca de 2,5 mil doses, encaminhadas pelo Estado com destinação exclusiva para atender essa faixa etária. A vacinação desse público acontece nos próximos quatro dias, iniciando na sexta, dia 19, e sendo concluída na segunda-feira, dia 22, no Setor 1 do Parque Vila Germânica.

O agendamento da vacina pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2) que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Serão atendidas somente pessoas com agendamento – que pode ser feito por um familiar ou responsável pelo idoso, mas vale ressaltar que o número de vacinas disponível é limitado. Havendo fim da disponibilidade a comunidade será comunicada e uma nova data será disponibilizada assim que o município receber novas doses. Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado. 

A expectativa é de que, com novas doses, a cobertura vacinal para o público entre 75 e 79 anos chegue a 47% em Blumenau. De acordo com a previsão do Ministério da Saúde, de disponibilizar já nos próximos dias mais doses para os municípios, a cobertura vacinal deve ser ampliada para atender ao público de 75 anos ou mais.   

Trabalhadores dos Hospitais


Nesta última remessa, o município recebeu ainda aproximadamente 700 doses exclusivas para profissionais da saúde que trabalham nos hospitais da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde já está com a lista enviada pelos hospitais para aplicar as vacinas. Há alguns dias, Blumenau enviou um documento ao Estado solicitando a revisão das cotas com objetivo de receber mais doses da vacina para contemplar este público. Lembrando que a estimativa de público da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 é baseada na quantidade de pessoas que participaram da última Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1.

Vacinação de pessoas acamadas


Pessoas com 75 anos ou mais que estejam acamadas e não conseguem se locomover também podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Equipes das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também estão fazendo um trabalho de busca ativa para identificar e agendar a aplicação da vacina neste público.

Blumenau já vacinou 15 mil pessoas com a primeira dose da vacina


Até a última quarta-feira, dia 17, mais de 5,4 mil idosos com 75 anos ou mais já haviam recebido a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Somados aos profissionais da saúde, Blumenau já vacinou mais de 15 mil pessoas com a primeira dose e mais de 8,8 mil pessoas com a segunda vacina. Até agora, Blumenau recebeu cerca de 18 mil doses da primeira vacina e 10 mil para a segunda dose. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×