“A vacinação é uma uma luz nessa escuridão”: vacinadoras contam rotina de trabalho
Até este sábado (1º), Dia do Trabalhador, 1.648.406 doses da vacina contra Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina.
• Atualizado
A desesperança, a sobrecarga na rotina de trabalho e as restrições no convívio social, fazem parte do dia a dia dos profissionais da saúde no mundo inteiro desde o início da pandemia. Contudo, nos últimos meses, doses de esperança enchem os corações de quem está na linha de frente da vacinação.
Quem recebe o imunizante vislumbra dias melhores e maior segurança depois de meses de medo e aflição. Já quem está do outro lado, em drive-thrus e em postos de vacinação, apertando as seringas e exercendo a profissão, se emociona e se orgulha após cada aplicação. São dias longos de trabalho, atendendo dezenas de pessoas felizes e emocionadas com o momento tão aguardado nos últimos meses, que serão lembradas e eternizadas nas memórias e em fotos e vídeos gravados nesse momento especial.
“Ano passado foi um ano muito angustiante para todo mundo, foi tudo muito difícil, mas a vinda da vacina trouxe um respiro. Trabalhar na vacinação é muito gratificante. Enquanto enfermeira e vacinadora me sinto muito honrada de poder fazer parte desse desse momento”, conta com a voz embargada, não conseguindo segurar as lágrimas, Raquel de Siqueira.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Formada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), há 15 anos, e funcionária da Prefeitura de Florianópolis, Raquel viu a esperança renascer nos últimos meses ao coordenar e acompanhar diariamente a aplicação de doses da vacina contra Covid-19 no Drive-thru da Beira-mar Continental, em Florianópolis.
Afastada de familiares e amigos, Raquel recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, mas segue a vida como se não estivesse imunizada. “É claro que a vacina me dá tranquilidade, mas eu sigo vivendo como se não, como se continuasse sem a imunização”, explica Raquel.
F
Cleusa Vieira também já está imunizada. Há 31 anos na enfermagem, 13 deles na Prefeitura da Capital, a enfermeira viu a “esperança e a vida” ressurgir durante o trabalho na aplicação do imunizante no drive-thru da SC-401, em Florianópolis. Assim como Raquel, Cleusa vive dias cansativos. Para cumprir a agenda de vacinação no município, enfermeiras e outros profissionais precisam pensar e realizar desde o planejamento das vacinações até os atendimentos em postos de imunização.
“Tem sido muito desgastante, é um trabalho que consome bastante energia. Energia física e energia intelectual, porque precisamos planejar todas essas ações (…) Trabalhar com a vacinação é um prazer, é algo muito, muito gratificante. Levar esperança, levar a possibilidade de uma vida melhor, uma possibilidade de normalidade e de um futuro melhor. Se eu for colocar na balança, ele é muito mais gratificante do que cansativo”, relata a enfermeira.
Vacinação: um milhão de doses aplicadas em SC
Até este sábado (1º), Dia do Trabalhador, 1.648.406 doses da vacina contra Covid-19 foram aplicadas em Santa Catarina. Em apenas dois dias, o Estado aplicou mais de 50 mil doses. E na linha de frente, recebendo os idosos e aplicando os imunizantes, estavam centenas de Raquel e Cleusas, que com um sorriso no rosto e muito profissionalismo imunizam o grupo prioritário da vacinação.
“A gente está fazendo parte dessa história, né? É uma história linda, uma história de um futuro melhor para toda a humanidade (…) No nosso trabalho, na área da saúde, não tem só a questão da você exercer sua profissão, mas é um exercício da cidadania. Você se envolve com esse trabalho, você dá oportunidades para que a sociedade viva melhor”, finaliza com orgulho Cleusa.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO