Cotidiano Compartilhar
Dia da Mulher

A mulher é protagonista no comércio catarinense

Elas são maioria nos cargos de gestão e no quadro de funcionários, afirma a FCDL-SC.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Freepik (banco de imagens)
Foto: Freepik (banco de imagens)

As mulheres são protagonistas no comércio catarinense, seja nos cargos de gestão, seja no quadro de funcionários, demonstra levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) como parte das ações para valorização em homenagem ao dia internacional da mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8.

Entre os participantes do levantamento realizado neste mês, 64,1% são estabelecimentos com uma mulher como sócia-proprietária ou majoritária, contra 35,9% de presença de homens no mesmo posto. Em relação ao principal gestor das lojas, a proporção se manteve, com 69,3% dos cargos ocupados por mulheres e 30,7% por homens. “A mulher catarinense é empreendedora, corajosa, ousada e disposta. A presença feminina tem um papel essencial no desenvolvimento do comércio catarinense”, afirma Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Mulher empreendedora nata

Integrante da diretoria executiva da federação, Fátima Regina Ferreira Granemann, vice-presidente de patrimônio da FCDL/SC, defende que a mulher é empreendedora nata. “Apesar das dificuldades enfrentadas, como jornada dupla, os avanços são cada vez mais representativos, com ênfase no comércio. As mulheres estão aumentando o grau de conhecimento na teoria e na prática e galgando a escala financeira em seus negócios”, aponta. “É preciso ter coragem para defender nossos ideais, mas também ser responsável pelas consequências. Temos que acreditar, saber que somos capazes e que podemos”, acrescenta Nadir Koerich, atual presidente da CDL-SJ e primeira mulher a ocupar o cargo.

Equipes femininas

Entre os colaboradores das empresas consultadas, elas também são maioria. Em 56,2% das empresas consultadas, a maioria dos funcionários é composta por mulheres e em 25% por homens. Outros 13,2% dos entrevistados responderam que a equipe é formada por metade mulheres e metade homens e 5,6% informaram não ter funcionário.

Foram consultados 771 participantes de 169 cidades catarinenses, sendo a maioria associados às CDLs. Valdemir Manoel da Silva, gerente comercial da FCDL/SC, responsável pelo levantamento, diz que o resultado é uma comprovação do que já se observa na prática. “Em todas as capacitações, palestras, encontros de liderança empresarial, sejam presenciais ou à distância, as mulheres sempre são a maioria”.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×