Colunistas Compartilhar
cor

A importância das cores e dos tons no nosso dia a dia

Não somente as cores, mas também os seus tons têm uma grande importância, tanto na composição visual quanto emocional e mental.

• Atualizado

Dianele Bortoli

Por Dianele Bortoli

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

“Toda cor tem em si

Uma luz, uma certa magia

Toda cor tem em si

Emoções em forma de poesia

Toda cor tem em si

Uma luz, uma certa magia

Toda cor tem em si

Emoções em forma de poesia…”

(Letra da música Arco-Íris da Xuxa)

Cor é luz, vibração, comunicação e atitude. Por meio dela podemos mostrar nossa melhor versão, transmitir emoções e gerar sensações.

A cor é o elemento de maior impacto visual em uma pessoa. Ela exerce uma grande INFLUÊNCIA em nossa imagem pessoal afetando a percepção que os outros tem sobre nós, podendo VALORIZAR ou SABOTAR a sua imagem. Algumas cores trazem conforto para os olhos e para a alma, e outras chegam a irritar. Isso, porque cores são frequência de vibração, influenciando não somente no estado visual, mas o emocional e mental também.

Citamos como um exemplo muito interessante: um batizado. Ao usar cores vibrantes, perfume e maquiagem fortes, por mais que você tente ser sutil, o bebê sentirá e ficará agitado por essas escolhas erradas. Você já imaginou que isso pode acontecer tanto em um encontro amoroso, como profissional ou em qualquer ocasião importante? Errar na cor pode trazer consequências indesejadas.

Comunicação pessoal

Foto: Pinterest

O pesquisador Toby Fischer Mirkin, autor do livro “O código do vestir”, escreveu: “a cor talvez seja a força mais poderosa da comunicação pessoal. Alguns segundos após um encontro com você, os outros vão reagir às mensagens de cor emitidas pela sua roupa. A cor pode influenciar os hormônios, a pressão sanguínea e a temperatura do corpo de quem vê. Tem o poder de estimular ou deprimir, atrair ou repelir”.

Não somente as cores, mas também os seus tons têm uma grande importância, tanto na composição visual quanto emocional e mental. Tons claros e suaves passam sensação de aconchego, acessibilidade, casualidade e sutileza. Já os tons escuros e intensos passam distanciamento, formalidade, seriedade e agressividade.

Prestem atenção nessas imagens e tentem responder:

  • De quem você se aproximaria ou levaria sua filha tomar uma vacina? 
  • Para quem você pediria uma informação?
  • Na sua percepção, quem passa mais autoridade e confiança para uma tomada de decisão?
Foto Pinterest, Reprodução
Foto Pinterest, Reprodução

Então todos os dias ao acordar, quando for montar seu look, você decide através das suas cores e tons o que deseja transmitir ao mundo. O que você deseja que o mundo veja em você?

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.