Fabiano Braun

Mestre em Ciências do Movimento Humano, Diretor Técnico da Floripa Runners e Especialista em Trail Run.


Bem-Viver Compartilhar
Fabiano Braun

A corrida é meu plano de saúde

É um esporte democrático que auxilia na perda e manutenção do peso e ainda melhora o humor.

• Atualizado

Por

Foto: Floripa Runners
Foto: Floripa Runners

É cada vez maior o número de pessoas que começam a correr com frequência em busca de mais qualidade de vida. Diferentes pesquisas demonstram os benefícios da corrida. É um esporte democrático que auxilia na perda e manutenção do peso e ainda melhora o humor. O estímulo à prática interfere positivamente no resultado dos programas de medicina preventiva.

Se ainda assim você procura motivos para ter a corrida como seu plano de saúde, eis alguns motivos:

1- A corrida melhora a memória e a capacidade de concentração. A prática de pelo menos três vezes na semana, além da produção de neurotransmissores que regulam os níveis de estresse, promove a produção de endorfina e dopamina, hormônios que responsáveis por sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade. Eles turbinam o humor e reduzem os sintomas de depressão e ansiedade. 

2 – Clinicamente, a prática regular da corrida ajuda na melhora do funcionamento do coração e na redução da pressão arterial. Além disso, contribuiu para a redução do LDL (colesterol ruim) e melhora do HDL (colesterol bom) – marcadores de risco para eventos arteroscleróticos. A corrida de forma orientada por profissionais de educação física é capaz de reduzir em até 50% a chance de praticante ser vítima de uma morte precoce e previne doenças como diabetes, hipertensão arterial ou infarto agudo do miocárdio.

3 – Ainda, as articulações, tendões, ossos e ligamentos ficam mais fortes. Assim, há menor risco de torções, fraturas e problemas como osteoporose. A modalidade auxilia no processo de aumento da densidade óssea.

4 – Outro ponto de destaque são as baixas incidências de infecções de vias aéreas em corredores. Também ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física. 

Contar com uma assessoria esportiva especializada na modalidade ou academia que lhe proporcione uma prescrição do exercício com profissionais habilitados pode fazer da corrida seu melhor plano de saúde, e ainda gerar novo estilo de vida.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×