Dolmar Frizon

É colaborador da Fecoagro e editor-chefe do programa Cooperativismo em Notícia, veiculado pelo SCC SBT. Foi repórter esportivo por 22 anos.


Colunistas Compartilhar
Dolmar Frizon

A agricultura está mais digital

Mais de um milhão de produtores rurais em todo o país acessam dados por meio de dispositivos eletrônicos; o número é 1.900% superior ao de dez anos atrás

• Atualizado

Por

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, dentro do censo agropecuário finalizado em 2017, revela que 1,5 milhão de produtores rurais em todo país acessam dados por meio de dispositivos eletrônicos. Esse número, apresentado agora, é 1.900% superior ao de 10 anos atrás. Isso mostra que o campo está mais conectado e se reinventando.

Esse número é extremamente importante, mas se olharmos o estudo feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, ele indica que apenas 05% da área agricultável do Brasil estão conectados à internet, principalmente nas grandes propriedades, onde a exigência é muito maior. Esse levantamento mostra ainda que existe no país uma enorme carência de infraestrutura de conexão, cujo custo terá que ser arcado pelas empresas de telecomunicações, pelos governos e até mesmo pelos produtores rurais.

E ESALQ garante que para ampliar a cobertura para cerca de 90% das propriedades rurais seria necessário instalar algo em torno de 16 mil antenas de transmissão. E sabe qual é o investimento necessário? Algo em torno de 8 bilhões de reais. Fazendo uma análise mais aprofundada, o IBGE estima que em 2050 a população mundial deva chegar próxima dos 10 bilhões de pessoas e o Brasil terá que aumentar em 40% sua produção de alimentos para suprir as necessidades que podem surgir. E o uso dessas novas tecnologias, especialmente a internet, será um aliado importante na transformação do campo.

Só pra lembrar ao nosso leitor, o agronegócio é responsável por 33% do PIB nacional e por 42% das exportações totais do Brasil, gerando algo em torno de 37% dos empregos com carteira assinada em todo o território nacional.

Por aqui, em Santa Catarina, uma das bandeiras do novo secretário de estado da agricultura, pesca e desenvolvimento rural, Altair Silva, a internet rural deve ter uma atenção toda especial e um programa está sendo desenvolvido para atender a demanda dos produtores do estado. Enfim, o que os grandes centros já experimentam com total conforto, o mundo rural também quer um pouco dessa experiência.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.