Colunistas Compartilhar
Gustavo Siqueira

32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis

32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis e acontece até o próximo sábado, em Jurerê, na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha

• Atualizado

Gustavo Siqueira

Por Gustavo Siqueira

32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis. Divulgação
32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis. Divulgação

32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis, na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê. Com mais de quarenta embarcações confirmadas o evento será, desta forma, um dos maiores já realizados no Iate Clube de Santa Catarina. Confirmando, sem dúvida, o grande potencial de Florianópolis para eventos náuticos. Atletas de todo país competirão na raia de Jurerê, incluindo velejadores olímpicos. Além disso, a expectativa é enorme para as disputas nas classes tais como ORC, IRC, C30, RGS, HPE-25, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa e Star.

“O 32º Circuito Oceânico promete ser um grande evento. Estamos muito contentes em trazer tantas embarcações para nossa raia e ver alguns dos melhores velejadores do país prestigiando nosso Circuito. O número expressivo de embarcações mostra que estamos no caminho certo. Os velejadores encontrarão um clube totalmente reformado e com estrutura impecável para os quatro dias de regatas”, afirma o Comodoro Junior.

Aumento expressivo no número de participantes, marca a edição de 2021:

O 32º Circuito Oceânico começa apresentando números expressivos. No total, quarenta e quatro embarcações estão confirmadas para a edição deste ano, superando as expectativas e mostrando que o investimento feita na vela pela Comodoria do Veleiros da Ilha está rendendo frutos.

“Tivemos um crescimento bem grande com relação as últimas edições. Quanto à parte técnica, temos poucas mudanças em relação aos anos anteriores. Isso prova que o trabalho feito pela Comodoria, incentivando a vela, especialmente a flotilha do clube, está sendo muito bem feito afinal. Com certeza, será um Circuito de alto nível técnico, com grandes velejadores e uma ótima estrutura”, comenta Ricardo Navarro, PRO do 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina.

Histórico das competições

Assim como nos últimos anos, o Circuito Oceânico contará com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente. Esse método já foi implementado nas últimas duas edições do evento para atrair mais embarcações e tornar as regatas mais acessíveis aos velejadores cruzeiristas.

A saber, estão previstas seis regatas para as classes ORC, IRC, C30, HPE-25, HPE-30 e BRA-RGS, sendo uma longa e cinco barla-sota. A Comissão de Regatas pode optar por realizar uma regata média e a mesma será no lugar de uma das regatas barla-sota. Já as classes tais como RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Star têm quatro regatas previstas no programa, sendo uma longa e três médias.

32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis. Divulgação
32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina começa hoje em Florianópolis. Divulgação

A confirmação de quais regatas serão realizadas em cada dia acontece através de um aviso colocado no quadro oficial, no mais tardar até na manhã da regata correspondente. Deste modo, serão realizadas no máximo duas regatas para cada classe por dia, exceto RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Star nas quais serão disputadas apenas uma. O horário programado para o sinal de atenção é 12h, exceto na regata de percurso longo, quando será às 11h. Não serão dadas largadas após as 16h no último dia de competição (30 de janeiro).

Velejadores de todo país em Jurerê:

Um dos destinos mais procurados por turistas de todo Brasil e do Mundo, Jurerê Internacional é um local bastante conhecido quando o assunto é vela. Considerada uma das melhores raias para velejar no país, o local atraí, desta forma, velejadores experientes e confirma o potencial de Florianópolis para eventos deste porte.

“O Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina é um tradicional evento que consolidou o Estado nessa modalidade esportiva e, consequentemente, com impacto muito positivo para o turismo náutico. A participação de embarcações dos principais centros náuticos do país e do mundo, confirma sem dúvida o potencial desse segmento turístico. Adicionalmente, indica que estamos no caminho certo com os investimentos que estão sendo viabilizados pelo Governo do Estado para fortalecer a economia do mar, incluindo o turismo”, destaca o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.

O 32º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina, a saber, faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31. Além disso, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato

Gostou desta matéria? Leia mais aqui.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×