Nosso SCC Compartilhar
Aniversário!

SCC SBT: 40 anos de história com os catarinenses

Neste dia 19 de agosto de 2021, o SCC SBT está de parabéns!

• Atualizado

Redação

Por Redação

1983 – TV Planalto em Florianópolis
1983 – TV Planalto em Florianópolis

Neste dia 19 de agosto de 2021, nosso foco será falar sobre o SCC SBT, já que é dia de aniversário. Nesta quinta-feira comemoramos os 40 anos de uma trajetória que é indissociável à história de Santa Catarina, afinal, o foco da emissora sempre foi promover a cultura, a cidadania e contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade melhor.

Com mais de 80 anos de história, o Sistema Catarinense de Comunicações (SCC) surgiu a partir do sonho de um visionário, Carlos Joffre do Amaral, e de um pequeno alto falante na praça de Lages. Desde então, o Grupo, focado em comunicação, expandiu seus negócios e se tornou uma referência na produção de conteúdo. Atualmente, o SCC é composto pelo SCC SBT; SCC10; Rádios Clube e Massa FM, em Lages; Rádio Gralha, em Urubici; DITEC; Animazoo; e Fundação Carlos Joffre.

Um pouco da história

O edifício da Rádio e da Televisão, a sede do SCC, foi inaugurado em 3 de novembro de 1974, no centro de Lages. Com equipamentos modernos e com pessoal oriundo da Rádio Clube de Lages, a TV Planalto começou com programação própria e um acordo operacional, utilizando alguns programas da TV2 Guaíba de Porto Alegre. A programação local tinha destaque, com cerca de sete horas diárias, toda com artistas catarinenses: Jornal Panorama; Tarde Feminina; Bric Brec (Infantil); o programa de auditório A Tarde é Nossa; e o tradicionalista Roda de Chimarrão. Além disso, ainda tinha a programação de filmes e desenhos, adquiridos diretamente das distribuidoras.

Em 1981, afiliou-se ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), do empresário e apresentador Silvio Santos.

“Nós éramos uma empresa pequena, familiar e fomos até São Paulo para sermos pioneiros. Assinamos como a primeira afiliada do SBT no país. Naquela época passávamos o Programa do Silvio Santos que vinha de São Paulo, em caixas de madeira com 17 fitas de meia hora cada, então, todos os domingos transmitíamos oito horas e meia 30 de programa, que foi o grande catalisador do SCC”, contou o Dr. Roberto Rogerio do Amaral, presidente do SCC.

Ele conta que naquela época não existia a possibilidade de satélite, já que era uma tecnologia muito cara. Então, se recebia os programas do Silvio, alguns filmes, e programações de rua. Foi com o advento das formas mais rápidas de comunicação que foi possível à emissora se tornar um sistema reconhecido como é atualmente.

“Hoje temos rede e transmissores em praticamente todo o Estado de Santa Catarina. Então, temos toda a nossa programação local, que é muito boa, além das produções nacionais que fazemos aqui. Isso nos mostra que temos um padrão nacional. Na parte de gestão também, somos referência no país inteiro. Ficamos muito orgulhosos destes 40 anos, somos uma empresa familiar, e estamos muito leves, podendo trabalhar para o engrandecimento das comunicações e a solidificação da televisão no nosso Estado”, diz Dr. Roberto.

Confira imagens da trajetória do SCC:

  • Memorial SCC SBT

O reconhecimento

Nos 30 anos do SBT, a família Amaral foi até São Paulo receber um reconhecimento pelo trabalho de tantos anos. Segundo o Dr. Roberto, naquele momento, todos perceberam o tamanho da importância do SCC.

“O carinho com que a família Abravanel sempre nos tratou, nos faz termos ainda mais compromisso com essa grande obra que é o SBT, com nosso grande mentor, o Silvio Santos”, complementou Dr. Roberto.

O vice-presidente de Produto, Roberto Dimas do Amaral, também recorda com bastante emoção o momento mencionado pelo pai:

“É muito orgulho estarmos com o SBT há 40 anos, sendo a primeira afilada no Brasil e sendo referência. Tivemos muitos acontecimentos e fatos importantes nesses anos todos. Uma das coisas que mais me marcou foi um evento de 30 anos do SBT, quando o Silvio Santos reuniu os colaboradores em São Paulo e o Dr. Roberto ganhou um troféu das mãos do próprio. Ele é um ícone”, conta emocionado Roberto.

Veja esse momento de reconhecimento e irreverência de Silvio Santos:

Um SCC otimista

O SCC SBT sempre teve como característica ser uma emissora da família, que preserva valores, ética e o compromisso com a verdade. Esse pilares, que se resume em atender aos catarinenses, faz parte da história, e eles fazem com que o Sistema esteja cada dia mais inovador, buscando um trabalho multiplataforma – TV, rádio e digital.

“O SCC vive um grande momento, de transformação também, buscando ser uma emissora mais 360º. Que nestes 40 anos, nos consolidamos como uma das emissoras que mais cresce no Sul do País. A grande marca dos 40 anos do SCC e 80 do Grupo, é o compromisso verdadeiro com a comunidade catarinense”, afirma o vice-presidente de Mercado, Carlos Amaral.

Se o compromisso é com a comunidade, futuro do SCC será acompanhando a evolução de todos os canais que possam fornecer conteúdo de qualidade. Isso faz com que o grupo olhe para o futuro com otimismo, já que a inovação é uma constante por aqui.

“Comunicação se faz com inovação, credibilidade e principalmente com muito trabalho. Nós temos uma empresa enxuta, porém, com os nossos quase 300 funcionários, trabalhamos juntos, fazendo comunicação com paixão”, finaliza Roberto.

Imagens dos estúdios e programação em Florianópolis:

  • SCC Meio-Dia - arte
  • SCC News
  • Entrevista Ponto e Contraponto, Carlos Moisés

Curiosidade: confira a evolução da marca do SCC SBT

Quer saber mais? Confira a linha do tempo do Grupo do SCC:


SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.