Prefeito de Florianópolis ameaça ir “até as ultimas consequências” após atrasos da Casan
Topázio Neto foi entrevistado no SCC Meio-Dia desta quarta-feira (14)
• Atualizado
Nesta quarta-feira (14), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, avaliou os serviços prestados pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN) e explicou quais os próximos procedimentos após a notificação do município à empresa, que aconteceu na última quarta-feira (07), no SCC Meio-Dia.
Topázio explicou que, apesar de considerar que o corpo técnico da Casan seja qualificado, a prefeitura recebeu muitas reclamações dos moradores sobre a empresa, principalmente sobre o não fornecimento de água de maneira regular e tratamento de esgoto: “em 14 audiências públicas, a maior reclamação que tivemos foi da CASAN. Quando você só houve reclamação da Casan, algo não está certo”, falou.
Após fazer uma reavaliação das metas da empresa no contrato com o município, Topázio percebeu que há atrasos de entrega: “nós já deveríamos ter 77% do território coberto com tratamento de esgoto, temos 58%. Nós deveríamos ter uma perda máxima de água de 26% na cidade, temos 43%”.
Sobre os próximos passos após a notificação para a Casan apresentar um novo Plano de Negócios em até 60 dias, Topázio explicou: “contra fatos não há argumentos, notificamos que a cidade não poderá mais esperar. Queremos antecipar as metas de cobertura de esgoto na cidade. Ao invés de 10 anos, queremos esperar apenas 5 anos”.
O prefeito também avaliou que o tratamento de esgoto nos Ingleses e em Canasvieiras precisa de mais atenção e está cobrando uma solução para o Sul da Ilha, garantindo levar o processo “até as últimas consequências”. Topázio também está considerando municipalizar o serviço ou abrir uma nova licitação como solução para os atrasos.
Confira a entrevista completa:
Nesta quinta-feira (15), a Casan esteve no SCC Meio-Dia para se manifestar a respeito das cobranças e do serviço prestado.
Confira:
Entenda o caso:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO